O calor veio para ficar em Portugal: saiba quais as regiões mais quentes dos próximos dias!
As temperaturas vão continuar a aumentar por todo o país, de forma gradual, pelo menos até ao início da próxima semana. Saiba quais serão as zonas mais quentes de Portugal continental.
O tempo em Portugal estabilizou e adivinham-se dias quentes e soalheiros com céu limpo em praticamente todo o território. Como já avançamos nas nossas previsões, o fim-de-semana será quente e seco, com máximas que podem chegar e ultrapassar os 40ºC em alguns locais do Baixo Alentejo.
O início da próxima semana deverá manter a tendência de aumento das temperaturas máximas
Para segunda-feira, dia 19 de agosto, é esperado um novo aumento das temperaturas face a domingo, ainda que de forma pouco significativa, onde as máximas poderão chegar aos 38ºC em Beja, Évora e Portalegre. A região de Mértola poderá ser uma das mais quentes do país, sendo que os termómetros poderão alcançar os 41ºC.
Ainda assim, no Norte do país, Viana do Castelo e Porto não deverão ultrapassar os 23ºC e 26ºC, respetivamente, sendo estes os distritos mais frescos do dia, como tem sido habitual. Desta forma, também conseguimos ter uma melhor perceção da disparidade de temperaturas entre o litoral Norte e o Sul.
Terça-feira a distribuição das temperaturas sofre uma ligeira alteração entre Norte e Sul
Na terça-feira é esperado um aumento das temperaturas na região Norte e um alívio das mesmas no Sul. Vila Real poderá ser o distrito mais quente do Norte, a registar 35ºC, podendo alcançar os 37ºC localmente.
Apesar deste aumento das máximas, poderá haver uma descida das mínimas, pelo que a amplitude térmica será elevada, essencialmente no Norte e Centro do país. São esperados dias quentes e noites mais frias do que as que temos vindo a assistir.
Também o vento, proveniente de noroeste, poderá soprar mais forte ao longo de toda a faixa costeira e nas terras altas, ao longo dos próximos dias.
Entre quarta e quinta-feira é esperada alguma nebulosidade no noroeste do continente e uma diminuição generalizada das temperaturas. Contudo, para já, o modelo indica que na reta final da semana volte a melhorar. Porém, e tendo em conta a margem de erro elevada devido à distância temporal, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões.