O calor de verão antes da tempestade
Nos próximos dias vamos sentir um adiantamento do verão em quase todo o país. Nalgumas localidades os termómetros chegarão perto dos 30 ºC. Contudo, temos de estar atentos a uma tempestade (Mathieu?) no Atlântico Norte, que passará por um processo de ciclogénese explosiva. Saiba mais aqui!
Ao longo dos próximos dias, esperamos um ‘cheirinho’ a verão em Portugal continental, que será particularmente sentido no interior Centro e Sul do nosso país, sobretudo nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Algarve. No entanto, convém salientar que esta trégua será ‘sol de pouca dura’, dado que de sábado à noite para domingo, uma frente muito ativa atravessará a Península Ibérica, provocando uma mudança drástica no estado do tempo.
Para já, até sábado o maior destaque vai para a subida das temperaturas que já estamos a sentir em grande parte do país, devido à imposição de uma crista anticiclónica, a responsável pela estabilidade atmosférica dos próximos dias.
Nesta segunda metade da semana, temos de estar muito atentos ao que acontecerá no Atlântico Norte, onde uma depressão sofrerá um processo de ciclogénese explosiva.
Segundo o modelo de previsão Europeu, nas primeiras horas de domingo chegará uma frente muito ativa associada a esta provável depressão de grande impacto, que poderá ser batizada como Mathieu. Os possíveis efeitos do tempo adverso que gerará são: descida acentuada das temperaturas, chuva, vento, trovoada, não se descartando ocorrência de neve na Serra da Estrela, mais provável na segunda-feira.