O brilho atmosférico da Terra pode ser visto a partir da Estação Espacial Internacional
A Estação Espacial Internacional captou uma imagem incrível do brilho atmosférico da Terra. Veja aqui!
Esta fotografia de alta exposição revelou o brilho atmosférico da Terra com um plano de fundo de um céu estrelado. Esta imagem foi tirada da Estação Espacial Internacional no dia 21 de janeiro de 2024.
Este brilho é o resultado de uma interação na atmosfera superior da Terra, em que as moléculas de azoto, oxigénio, sódio e ozono são estimuladas pela radiação ultravioleta da luz solar e, desta forma, emitem luz ao colidirem umas com as outras.
Aquando a captura da imagem, o laboratório orbital estava a 415 km acima do Oceano Pacífico, a nordeste da Papua Nova Guiné. O módulo científico Nauka e o módulo de acoplagem Prichal são visíveis à esquerda.
O registo de milhares de imagens e o objetivo das mesmas
Desde que a estação espacial ficou operacional, os membros da tripulação produziram centenas de milhares de imagens da terra, dos oceanos e da atmosfera da Terra, e até da Lua, através das Crew Earth Observations.
In Gateway to Astronaut Photography of Earth.
Um dos principais objetivos da CEO é monitorizar os eventos de resposta a desastres em apoio à Carta Internacional de Desastres (IDC). As imagens da CEO fornecem aos investigadores na Terra dados essenciais para compreender o planeta a partir da perspetiva da ISS.
Os membros da tripulação têm vindo a fotografar a Terra a partir do espaço desde as primeiras missões Mercury, com início em 1961. As imagens contínuas obtidas a partir da ISS asseguram que este registo se mantém ininterrupto.
Operacional desde novembro de 2000, a ISS é adequada para documentar as características da Terra. A ISS mantém uma altitude entre 354 e 460 km acima da Terra, e uma inclinação orbital de 51,6˚, proporcionando, assim, um excelente palco para observar as áreas mais populosas do mundo.