O alinhamento de 6 planetas será visível a partir da Terra nas primeiras horas do dia 3 de junho

Os observadores do céu vão poder contemplar um espetáculo planetário na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, antes do amanhecer. Seis planetas - Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno - alinhar-se-ão no céu noturno, de acordo com a NASA.

alinhamento de planetas; IA
No dia 3 de junho é esperado o alinhamento de 6 planetas, sendo este fenómeno visível da Terra. (Imagem criada por IA))

Este fenómeno, designado por alinhamento planetário, ocorre quando vários planetas se juntam num lado do Sol ao mesmo tempo. O alinhamento do dia 3 de junho será visível em quase todo o Hemisfério Norte, dependendo das condições meteorológicas.

“Se estivéssemos noutro lugar do espaço que não a Terra, estes planetas não pareceriam estar alinhados”, afirmou Alphonse Sterling, astrofísico do Centro de Voo Espacial Marshall da NASA, num comunicado.

Os alinhamentos de seis planetas ocorrem com pouca frequência, dependendo da órbita e da posição de cada planeta vista da Terra.

A ordem deste alinhamento raro e quando voltará a acontecer

O primeiro planeta a nascer será Saturno, que pode ser visto a olho nu a partir da noite. Segue-se Neptuno, que estará localizado perto da constelação de Peixes. Um pouco mais tarde, surge Marte, também situado na constelação de Peixes. Ao amanhecer, Urano, Júpiter e Mercúrio aparecerão no horizonte leste. Os três planetas estarão localizados na constelação de Touro.

youtube video id=9FRk-RWr1as

Apesar de ser um fenómeno pouco frequente, como já referimos, o mesmo alinhamento aproximado de seis planetas poderá ser visível, ainda este ano, horas antes do amanhecer do dia 28 de agosto e novamente no dia 18 de janeiro de 2025.

A que horas será visível e por quanto tempo?

É provável que o alinhamento planetário seja mais visível 30 a 60 minutos antes do nascer do sol, olhando para leste a partir de um ponto alto e escuro, com poluição luminosa mínima e uma visão desobstruída de todo o horizonte. Desta forma, recomendamos que verifique a que horas o sol nasce no sítio onde se encontra para que tenha a oportunidade de conseguir ver este fenómeno.

O alinhamento de seis planetas é mais comum do que um alinhamento planetário completo, no qual todos os oito planetas do Sistema Solar da Terra ficam em formação no mesmo lado do Sol.

Para além dos planetas Marte e Saturno que serão identificáveis a olho nu, Mercúrio e Júpiter também serão visíveis perto do horizonte. Contudo, para adicionar Neptuno e Urano ao alinhamento, será necessário utilizar um telescópio ou binóculos de alta potência.

Embora se espere que este alinhamento seja visto na sua plenitude a 3 de junho, não se preocupe se o perder, pois este poderá ser visível durante vários dias a seguir a esta data, pelo que há outras oportunidades para poder observá-lo.