O alinhamento de 6 planetas será visível a partir da Terra nas primeiras horas do dia 3 de junho
Os observadores do céu vão poder contemplar um espetáculo planetário na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, antes do amanhecer. Seis planetas - Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno - alinhar-se-ão no céu noturno, de acordo com a NASA.
Este fenómeno, designado por alinhamento planetário, ocorre quando vários planetas se juntam num lado do Sol ao mesmo tempo. O alinhamento do dia 3 de junho será visível em quase todo o Hemisfério Norte, dependendo das condições meteorológicas.
Os alinhamentos de seis planetas ocorrem com pouca frequência, dependendo da órbita e da posição de cada planeta vista da Terra.
A ordem deste alinhamento raro e quando voltará a acontecer
O primeiro planeta a nascer será Saturno, que pode ser visto a olho nu a partir da noite. Segue-se Neptuno, que estará localizado perto da constelação de Peixes. Um pouco mais tarde, surge Marte, também situado na constelação de Peixes. Ao amanhecer, Urano, Júpiter e Mercúrio aparecerão no horizonte leste. Os três planetas estarão localizados na constelação de Touro.
Apesar de ser um fenómeno pouco frequente, como já referimos, o mesmo alinhamento aproximado de seis planetas poderá ser visível, ainda este ano, horas antes do amanhecer do dia 28 de agosto e novamente no dia 18 de janeiro de 2025.
A que horas será visível e por quanto tempo?
É provável que o alinhamento planetário seja mais visível 30 a 60 minutos antes do nascer do sol, olhando para leste a partir de um ponto alto e escuro, com poluição luminosa mínima e uma visão desobstruída de todo o horizonte. Desta forma, recomendamos que verifique a que horas o sol nasce no sítio onde se encontra para que tenha a oportunidade de conseguir ver este fenómeno.
Para além dos planetas Marte e Saturno que serão identificáveis a olho nu, Mercúrio e Júpiter também serão visíveis perto do horizonte. Contudo, para adicionar Neptuno e Urano ao alinhamento, será necessário utilizar um telescópio ou binóculos de alta potência.
Embora se espere que este alinhamento seja visto na sua plenitude a 3 de junho, não se preocupe se o perder, pois este poderá ser visível durante vários dias a seguir a esta data, pelo que há outras oportunidades para poder observá-lo.