Nuvem viral em forma de “OVNI” deixa observadores perplexos na Turquia
Nos últimos anos, temos visto constantemente a propagação de falsas imagens nas redes sociais. Contudo, as fotografias veiculadas nos últimos dias da nuvem cor-de-rosa na província de Bursa, Turquia, são verdadeiras. A 19 de janeiro de 2023, foi avistada uma nuvem cor-de-rosa. Saiba o porquê deste fenómeno.
Os residentes na província de Bursa, na Turquia, foram surpreendidos nesta semana com uma nuvem peculiar no céu. Esta nuvem apresentava o formato de OVNI, devido à sua forma semelhante à de um disco.
Esta nuvem destacou-se relativamente às restantes pelo facto de as cores quentes de início do dia se diferenciarem do céu azul. Tal acontecimento, tomou alvoroço e levou a que se criassem teorias sobre a presença de um OVNI em Bursa e rapidamente proliferasse como uma fake new em todo o mundo.
Afinal, o que é esta nuvem viral de “OVNI” cor-de-rosa?
Este efeito causado no céu designa-se por nuvem lenticular.
A NASA acrescenta que, para que tal ocorra, é necessária a presença de ventos fortes e um fenómeno de compressão-descompressão de vapor de água nas massas de ar, que acabe por condensar em formas que se espelham aproximadamente para a superfície.
O termo técnico para esta nuvem é lenticular, o que de acordo com o Glossário da American Meteorological Society (AMS) é uma espécie de nuvem, cujos elementos se assemelham a lentes ou amêndoas descontínuas ou mais ou menos isoladas e lisas. Os seus contornos são bem nítidos e formam a irisação. A irisação resulta de um fenómeno de difração ótica de várias ordens, com a produção de cores fortes.
As gotículas das nuvens ou as partículas de gelo fazem com que a luz se espalhe ou até mesmo se possa dobrar ao passar por uma das bordas. Desta forma, as nuvens cor-de-rosa são possíveis, pois há condições para a presença de cores brilhantes no céu.
Nuvens lenticulares: o que aconteceu e o que pode significar?
As fotos virais na Turquia foram tiradas ao nascer do sol do dia 19 de janeiro de 2023, o que pode explicar a palete de cores encontrada. Durante este período, o sol é ainda mais baixo do que o horizonte, o que contribui para que a luz viaje através de uma porção da atmosfera maior.
De qualquer forma, esta nuvem permaneceu no ar aproximadamente uma hora, tempo suficiente para que se registassem fotografias por cidadãos locais e fossem partilhadas nas redes sociais.
Em termos meteorológicos, este tipo de nuvem antecede normalmente a ocorrência de precipitação no dia seguinte. Tal sucedeu em Bursa, considerando que uma frente fria se aproximava de oeste da Turquia desde o dia anterior.