Nuvem gigante de formigas voadoras confunde-se com nuvens de chuva
A enorme nuvem de insetos foi captada pelo radar meteorológico do Met Office sobre Kent e Sussex, na costa sudeste de Inglaterra. O serviço meteorológico afirma que enxames menores podem ser vistos sobre Londres.
Uma nuvem de formigas voadoras surpreendeu habitantes e meteorologistas, provocando algumas dúvidas na monitorização das nuvens de chuva na passada sexta-feira, dia 17. A enorme nuvem de insetos estendeu-se ao longo de vários quilómetros na parte sudeste do Reino Unido quando foi registada pelos radares do Met Office.
Desconfiados com o surgimento repentino de nuvens de chuva, apesar do tempo seco e soalheiro, os meteorologistas inspecionaram as partículas nas imagens de satélite e de radar e descobriram que elas se assemelhavam a insetos, pois eram mais longas e mais largas que as gotas de chuva.
Muitos residentes do Reino Unido começaram logo a publicar acerca do surgimento repentino de milhares de formigas voadoras em partes de Londres, Kent e Sussex, bem como na parte oriental do país. "Não está a chover em Londres, Kent ou Sussex, mas o nosso radar diz o contrário", escrevia num tweet o Met Office no Reino Unido.
Um porta-voz da agência nacional de meteorologia disse ao The Guardian: "Não é incomum que enxames maiores sejam apanhados". Durante os meses de verão, sabe-se que milhares de formigas voadoras voam para o céu em massa no Reino Unido, no que é conhecido popularmente como "Dia das Formigas Voadoras". Isto ocorre quando os machos e as fêmeas (rainhas dos ninhos de formigas), de várias colónias de formigas diferentes, saem ao mesmo tempo do ninho para acasalar.
O fenómeno geralmente ocorre todos os anos durante dias soalheiros, quentes, húmidos e sem vento, quando jovens formigas e machos deixam os seus ninhos para acasalar e iniciar novas colónias de formigas. Um estudo realizado pela Royal Society of Biology descobriu que as formigas só voavam quando a temperatura estava acima de 13 °C e a velocidade do vento permanecia abaixo de 6,3 metros por segundo. E de facto, de acordo, com uma investigação conduzida pelo Flying Ant Survey, isto comprovou-se porque todos os dias no verão, com temperaturas médias acima dos 25 ºC, milhares de formigas voavam em alguma zona do Reino Unido.
A nuvem gigante deslocou-se durante sexta-feira (17) e sábado (18) para a região sudeste de Inglaterra, próxima a Londres, e depois dissipou-se. Na Irlanda, a previsão é de que a nuvem de insetos permaneça na região até ao final de agosto. No Hemisfério Norte agora é verão, estação mais propícia para a reprodução dos insetos.