Novo estudo mostra os perigos associados ao maior vulcão da Terra
Cientistas analisaram os movimentos do solo, do vulcão Mauna Loa (Havai), para modelar com precisão a localização do magma e como o influxo do mesmo se alterou ao longo do tempo, bem como, onde as falhas sob os flancos se moviam sem gerar sismos significativos. Saiba mais aqui!

Uma equipa de cientistas da Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas Rosenstiel, da Universidade de Miami, analisou os movimentos do solo, medidos pelo satélite Interferométrico do Radar de Abertura Sintética (InSAR) e por estações de GPS, de forma a obter uma modelagem mais precisa de onde o magma se concentra e como o seu influxo mudou ao longo do tempo. A rede GPS é operada pelo Observatório de Vulcões do Havai, do U.S. Geological Survey.
Foi concluído, por Bhuvan Varugu, um doutorando da Escola Rosenstiel e principal autor do estudo, que um terremoto de magnitude 6 ou superior aliviaria o stress causado pelo influxo de magma ao longo de uma falha sub-horizontal sob o flanco oeste do vulcão. "Este terremoto pode desencadear uma erupção." Frisou.
Os investigadores descobriram que no período 2014-2020 um total de 0.11 km3 de novo magma se introduziu num corpo de magma semelhante a um dique, localizado a sul da caldeira do cume.
Os movimentos ao longo dos anos
Foi possível determinar que em 2015 o magma começou a expandir-se para sul, onde a elevação topográfica é menor. Depois da diminuição do fluxo, em 2017, o centro de inflação voltou à sua posição horizontal anterior a 2014/2015. Estas mudanças num corpo de magma nunca haviam sido observadas antes.
"Em Mauna Loa, o movimento do flanco e as erupções estão inerentemente relacionados", disse Varugu. "O influxo do novo magma começou em 2014, após mais de quatro anos de movimento em direção ao mar do flanco oriental - o que abriu espaço na zona de fenda para a intrusão do magma."
Researchers find that a large #earthquake could set off eruption of #Hawaii's Mauna Loa #volcano https://t.co/pCQlV00p4S
— Rosenstiel School of Marine & Atmospheric Science (@UMiamiRSMAS) May 24, 2021
A combinação de terremotos e erupções não é incomum. A erupção de 1950 foi precedida por um terremoto de magnitude 6.3, três dias antes, e foi seguida por um terremoto de magnitude 6.9, mais de um ano depois. A erupção de 1984 foi precedida por um terremoto de magnitude 6.6, 5 meses antes.
Com 9 km de altura, desde a base, que se localiza no fundo do mar, até ao cume, Mauna Loa é o maior vulcão da Terra. Na erupção de 1950, em apenas três horas, a lava atingiu a costa de Kona. Estes fluxos rápidos não dariam muito tempo para evacuar as pessoas.