Nova Zelândia: temperatura máxima atinge um surpreendente novo recorde num mês de setembro na Ilha do Norte
Em Wairoa, Ilha do Norte (Nova Zelândia) foi registado um novo recorde de temperatura para um mês de setembro. O antigo recorde, que pertencia a Hastings, foi largamente superado pela localidade situada na Baía de Hawke, em quase 2 ºC!
A geografia da Nova Zelândia é constituída por duas ilhas principais (Ilha do Norte e Ilha do Sul) e várias pequenas ilhas, algumas delas bastante longínquas.
A llha do Sul compõe a maior massa terrestre e divide-se ao longo do seu comprimento pelos Alpes do Sul, cujo maior pico é o Monte Cook com 3754 metros de altitude. A Ilha do Norte é menos montanhosa do que a do Sul, mas possui vulcanismo. A montanha mais alta da Ilha do Norte - Ruapehu - é um cone vulcânico ativo com 2797 metros de altitude.
O clima da Nova Zelândia classifica-se como ameno e temperado marítimo. As temperaturas raramente são inferiores aos 0 ºC ou superiores a 30 ºC, sendo que a média anual varia entre 10 °C no Sul, até 16 °C no Norte. Em Wellington, capital do país e localizada no centro do mesmo, a temperatura média diária é de 5,9 °C no inverno e de 20,3 °C no verão.
A máxima e mínima históricas são de 42,4 °C, em Rangiora, Ilha do Sul (7 de fevereiro de 1973), e -25,6 °C, em Ranfurly, Ilha do Sul (17 de julho de 1903). Pode consultar estes e outros registos sobre o clima da Nova Zelândia aqui.
Surpreendentes recordes de temperatura para um mês de setembro atingidos em localidades da Ilha do Norte
De acordo com a NIWA Weather - uma plataforma dedicada às atualizações do tempo e do clima para a Nova Zelândia e para todo o mundo - o dia 21 de setembro de 2023 entrou para a história da meteorologia e da climatologia do país ao ter sido registada “a terceira temperatura mais elevada de sempre em setembro”.
Os termómetros subiram quase aos 30 ºC às 14:00 (hora local) da passada quinta-feira, dia 21 em Wairoa, localidade situada na Baía de Hawke (Hawke’s Bay pelo seu nome em inglês), sendo que posteriormente se validou e confirmou que os 29,6 ºC aqui observados constituem um novo recorde térmico para a Ilha do Norte. O antigo recorde (27,7 ºC registados em Hastings em 1955) foi assim largamente ultrapassado na Ilha setentrional da Nova Zelândia, 68 anos volvidos, em quase 2 graus Celsius!
A mesma plataforma destaca ainda que Gisborne, uma outra localidade da Ilha do Norte e não muito distante de Wairoa (situada a nordeste desta), também estabeleceu no passado dia 21 um recorde para o mês de setembro, com a temperatura máxima a escalar até aos 27,1 ºC.
Tal como acima foi mencionado em relação ao clima neo-zelandês, as temperaturas raramente atingem ou ultrapassam os 30 ºC, daí que o valor observado em Wairoa seja tão surpreendente, especialmente num mundo em que o clima está em rápida mudança. Quem sabe se num futuro próximo, fortemente influenciado pelas alterações climáticas, registar valores iguais ou superiores a 30 ºC não se tornará mais comum e frequente na Nova Zelândia?
Há dois registos de temperatura de meses de setembro do século passado superiores a estes
Apesar dos registos térmicos elevados atingidos na passada quinta-feira, 21 de setembro, o recorde de temperatura máxima para um mês de setembro pertence a outra localidade - Lincoln - situada na metade meridional da Nova Zelândia (Ilha do Sul).
Segundo a NIWA Weather, os dois registos de temperaturas máximas mais elevadas à escala nacional para um mês de setembro na Nova Zelândia são 31,1 ºC em Lincoln, Canterbury (1924) e 30 ºC em Balmoral Forest, Canterbury (1950).