Nova tendência do TikTok: será que adicionar canela ao café realmente ajuda a queimar gordura? A ciência explica
À medida que a inteligência artificial evolui, torna-se cada vez mais difícil distinguir a verdade do mito, mesmo em questões de alimentação e saúde. Fique a saber mais sobre este tópico, no nosso portal!
A canela é utilizada em todo o mundo, em várias gastronomias, seguramente há centenas de anos, seja em pratos doces, salgados ou mesmo em bebidas. É um produto que não é apreciado por todos, mas que está presente em várias receitas, seja de sobremesas, de entradas ou até nos pratos principais.
Seja no arroz-doce ou na aletria ou até mesmo na sangria, a canela é uma espécie de complemento que tem potencial de elevar um prato ou uma bebida a outro nível. Contudo, umas das “fontes” de conhecimento preferidas dos jovens de hoje indica que a adição de canela no café pode ter efeitos práticos na nossa saúde.
A canela e o café
Uma tendência recente do TikTok indica que adicionar uma colher de chá, de canela, ao café, durante pelo menos uma semana, pode ajudar a queimar calorias de forma mais rápida e eficaz. Mas será verdade ou tudo não passará de um mito? Uma análise mais cuidada permitirá retirar conclusões interessantes.
Ao que tudo indica, existem pelo menos 80 estudos que apontam para uma relação direta entre o consumo de canela e ligeiras alterações no perímetro abdominal. Contudo, teria que ser um consumo que não superasse os 1,5 gramas por dia. Um consumo superior a este não produz quaisquer efeitos no peso, no perímetro abdominal e na composição corporal.
Existem mais revisões de estudos que apontam para alterações no IMC (menos 0,40kg/m2) e no peso corporal (cerca de 1kg). No entanto, os mesmos estudos indicam que não se registaram alterações na gordura e na massa magra dos participantes. Os estudos desenvolvidos tiveram uma duração de entre 2 e 6 meses, sem que nenhum tivesse evidenciado uma variação de peso significativa.
Riscos e conclusões
A utilização da canela na restauração é considerada, geralmente, segura. Contudo, nos últimos meses surgiram algumas questões de saúde associadas à presença de elevadas concentrações de chumbo e outros metais pesados na canela que entra nos circuitos de comércio e consumo.
O papel da canela na perda de peso está também associado ao facto de existirem dois grandes tipos de canela: a canela Cassia, mais comum, tem um gosto amargo e uma concentração mais elevada de cinamaldeído, um composto que é responsável pelo sabor e pelo odor da canela; a canela do Ceilão tem um sabor mais adocicado e contém uma menor concentração de cinamaldeído (entre 50% a 60%).
Assim, podemos concluir que esta nova trend não é totalmente mito, mas não estará cientificamente comprovada na sua totalidade. Adicionar canela ao café, por si só, tem um efeito demasiado pequeno no peso, se não forem feitos outros ajustes no estilo de vida. Também devemos ter atenção às quantidades, já que o consumo em excesso pode ter mais malefícios do que benefícios. Para além disso, também não haverá qualquer benefício por consumir canela em bolos ou bebidas alcoólicas, face ao seu teor altamente calórico.
Para perder peso, existirão outras abordagens, comprovadamente saudáveis, que para além de não terem impacte na qualidade do café que bebemos, serão eventualmente mais fáceis de implementar.