Nova tempestade a caminho das Ilhas Britânicas
Como diz o ditado: não há duas sem três! A terceira tempestade em três semanas vai atingir a Irlanda e o Reino Unido. As Ilhas Britânicas vão continuar a experimentar condições atmosféricas adversas ao longo do fim de semana. Contamos-lhe mais aqui.

No rescaldo das tempestades Ciara e Dennis, uma nova tempestade está a crescer no Atlântico Norte. Este novo evento, que terá especial incidência este fim de semana, ainda não tem nome atribuído pelo Met Office. Este novo sistema de baixas pressões está a desenvolver-se a Oeste da Irlanda. A pressão atmosférica registada no local onde a nova tempestade se está a formar, desceu dos 998 mbar para os 962 mbar em apenas 6 horas. Um impressionante rácio de -36 mbar por dia!
Segundo os dados meteorológicos do organismo oficial britânico, estão ativos dois sistemas de baixas pressões distintos no Atlântico Norte. Estes dois sistemas representam perigos diferentes, pois o que está mais a Este (mais perto das Ilhas Britânicas) pode atingir as áreas mais a Norte, nomeadamente o Norte da Escócia. O segundo centro de baixas pressões pode atingir com especial violência a Irlanda, o País de Gales e a Inglaterra durante o fim-de-semana.
As previsões meteorológicas oficiais apontam ainda, para uma intensificação massiva destes dois sistemas, durante o dia de hoje e nas 36 horas seguintes. À medida que a tempestade se vai deslocando pare Este, os sistemas vão unir-se num só, o que poderá provocar uma tempestade com a força de um ciclone.
Weather forecaster Cathal Nolan from Ireland's Weather Channel has said a weather system which is yet to be named 'Storm Ellen' could impact Ireland late on Sunday night with snow possible in its wake. Looking to the next few days, Cathal said: "We https://t.co/Bhn9ahLE17 pic.twitter.com/Wg2sJ96fVC
— dundalk.ie (@dundalktown) February 20, 2020
Efeitos esperados durante a tempestade
Algumas destas áreas, ainda não refeitas das duas tempestades anteriores, vão voltar a sofrer as consequências sobejamente conhecidas de um poderosíssimo evento meteorológico. Já hoje, as áreas costeiras da Irlanda e da Escócia poderão vir a ser atingidas por ventos muito fortes, com rajadas até 140 km/h. Ventos com esta velocidade são capazes de destruir estruturas fixas, como telhados de casas, podendo inclusive derrubar árvores de grande porte.
O litoral Noroeste da Irlanda e a costa Oeste da Escócia vão ser afetadas por ondas de grandes dimensões. Hoje e amanhã as ondas podem variar entre os 13 e os 15 metros de altura. Ondas desta dimensão, com energia avassaladora, têm potencial para destruir infraestruturas costeiras como molhes ou portos, podendo causar inundações em áreas urbanas mais vulneráveis.
A chuva vai intensificar-se ao longo da tarde de hoje, principalmente nas regiões Oeste da Irlanda e do Reino Unido, prevendo-se que caia com grande intensidade durante a noite de hoje para amanhã. Precipitação com valores a rondar os 150 mm são potenciadoras de inundações em áreas mais vulneráveis, suscetíveis à ocorrência de cheias, principalmente depois de dois eventos semelhantes num curto espaço de tempo.
O Met Office já emitiu avisos amarelos para a velocidade do vento e para a chuva que pode afetar certas áreas do Oeste da Irlanda do Norte, bem como as cidades de Glasgow, Edimburgo e Sunderland. O congénere da República da Irlanda (Met Éireann) também emitiu alertas para o vento e para a precipitação que vão afetar as cidades de Donegal, Galway e Mayo. Durante a passagem desta tempestade, tal como nas anteriores, a população deve sempre estar em alerta para o potencial destruidor, procurando sempre dar primazia à segurança pessoal.