Nova espécie fóssil de mosassauro, Yaguarasaurus regiomontanus, encontrada em Nuevo León, México
Os mosassauros eram répteis marinhos que viveram durante o período Cretáceo, há cerca de 90 milhões de anos, e tinham corpos alongados e grandes barbatanas. Pensa-se que foram os maiores predadores do seu tempo.
O fóssil de uma nova espécie de réptil marinho identificado na família dos mosassauros foi encontrado no estado de Nuevo León, no norte do México. Graças às suas particularidades físicas e ao local onde foi encontrado, os paleontólogos mexicanos decidiram dar-lhe o nome de Yaguarasaurus regiomontanus.
Héctor E. Rivera Silva, chefe do Departamento de Paleontologia do Museo del Desierto (MUDE), assinalou que o fóssil foi encontrado pelo proprietário de uma pedreira onde se extraem placas para decoração artesanal no município de Vallecillo, Nuevo León. O crânio foi encontrado no interior de uma rocha calcária, com a maior parte dos seus ossos intactos. Este fóssil foi doado ao museu localizado em Saltillo, Coahuila, um estado que faz fronteira com o estado de Nuevo León.
Através da análise dos restos fósseis, os especialistas conseguiram deduzir que o mosassauro real media cerca de cinco metros de comprimento e vivia num ecossistema marinho há 90 milhões de anos. Indicaram também que pertencia à subfamília plioplatecarpus.
Peculiaridades deste achado mexicano
"A descoberta e o estudo detalhado deste crânio, um novo espécime de Yaguarasaurus, revela diferenças anatómicas em comparação com outras descobertas da espécie anteriormente conhecida, como o Yaguarasaurus Columbianus", disse H. Rivera, chefe do Departamento de Paleontologia do MUDE e coautor do estudo, numa conferência de imprensa na terça-feira.
"As variantes, como a estrutura óssea frontal mais curta e mais larga, juntamente com outras características distintivas, dão-nos uma visão única da diversidade deste tipo de fósseis de mosassauros", acrescentou.
Segundo os especialistas, a peça consiste num crânio e mandíbulas quase completos, preservados tridimensionalmente, que foram encerrados em calcário duro. Também foi indicado que este é o primeiro relato de Yaguarasaurus do México e um dos crânios mais completos encontrados no Continente Americano.
Descobertas de outras espécies no mundo
Já tinham sido identificadas outras espécies na Europa, em África, nos Estados Unidos e na Colômbia. O primeiro fóssil de mosassauro foi descoberto numa pedreira na cidade holandesa de Maastricht, nas margens do rio Mosa, um importante rio que nasce em França e desagua nos Países Baixos. O animal pré-histórico foi batizado com o nome do rio.
Enquanto o Yaguarasaurus Colombianus, restos descobertos na Colômbia, foram encontrados no município de Yaguará. Anteriormente, acreditava-se que animais com as suas características possivelmente só habitavam a América do Sul, no entanto, graças à descoberta do espécime em Nuevo León, tudo indica que a espécie já estava difundida por todo o continente americano.