Nova espécie de borboleta tem o seu nome inspirado em Sauron, o vilão de 'O Senhor dos Anéis'
Uma nova espécie de borboleta, com manchas escuras semelhantes a olhos nas suas asas cor-de-laranja, teve o seu nome inspirado em Sauron, o arqui-vilão da história de J.R.R. Tolkien "O Senhor dos Anéis".
Uma equipa internacional de cientistas identificou duas espécies do novo género de borboleta - Saurona triangula e Saurona aurigera - mas afirmou que é provável que existam mais, anunciou o Museu de História Natural de Londres.
Blanca Huertas, a conservadora de borboletas do museu, ajudou a dar o nome ao género, que é um dos nove novos descritos pelos investigadores num artigo publicado na última edição da revista Systematic Entomology.
A prática de dar o nome de celebridades, personagens de ficção e outros a novas espécies tem uma longa história, e "dar a estas borboletas um nome invulgar ajuda a chamar a atenção para este grupo pouco apreciado", afirmou a Dr.ª Blanca. "Mostra que, mesmo entre um grupo de espécies de aspeto muito semelhante, é possível encontrar beleza entre a monotonia".
Borboletas Saurona
Encontradas no sudoeste da floresta amazónica, as borboletas Saurona fazem parte de um grupo chamado Euptychiina, que são difíceis de distinguir simplesmente pelas suas características físicas. Os cientistas utilizaram a sequenciação genética para ajudar a distinguir as novas espécies.
"É importante estudar grupos como os Euptychiina porque revela que existem muitas espécies que desconhecemos", disse a Dr.ª Blanca. "Algumas destas espécies estão ameaçadas de extinção, pelo que há muito a fazer agora que lhes podemos dar um nome".
Ameaça de extinção e a inspiração em Sauron
As populações de borboletas em todo o mundo estão ameaçadas pela perda de habitat e pelos efeitos das alterações climáticas. A borboleta-monarca (ou Danaus plexippus) foi classificada como ameaçada de extinção no ano passado pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Tolkien retratou muitas vezes Sauron como um olho sem corpo que tudo vê, escrevendo em "A Irmandade do Anel", de 1954: "O Olho estava rodeado de fogo, mas era ele próprio vidrado, amarelo como o de um gato, vigilante e atento, e a fenda negra da sua pupila abria-se num poço, uma janela para o nada." As adaptações cinematográficas seguiram o mesmo caminho.
Para além das borboletas recentemente designadas, Sauron tem um dinossauro homónimo, um escaravelho de estrume e uma rã, segundo o Museu de História Natural. Há também a NGC 4151, uma galáxia distante que os astrónomos apelidaram de "o olho de Sauron".
Outras espécies com nomes baseados em LOTR
As personagens de Tolkien são, desde há muito, uma fonte de inspiração para os taxonomistas, incluindo um peixe subterrâneo que recebeu o nome de Gollum, o habitante das cavernas; um caranguejo encontrado na Nova Zelândia - local de filmagens dos filmes "O Senhor dos Anéis" do início da década de 2000 - que recebeu o nome do feiticeiro Gandalf; e o morcego das flores de musgo da floresta, também conhecido por Syconycteris hobbit.