Nova erupção vulcânica espetacular na Islândia, a sétima em menos de um ano: veja o vídeo!

A sétima erupção fissural em menos de um ano começou há algumas horas no sistema vulcânico de Svartsengi, na Islândia. Veja os vídeos espetaculares da erupção e a situação.

Ontem à noite, teve início uma nova e espetacular erupção vulcânica na Islândia, na península de Reykjanes, perto de Grindavík. Esta é a sétima erupção que ocorre nesta zona em menos de um ano, desde que o primeiro episódio ocorreu a 18 de dezembro. A erupção, que começou às 23h14 do dia 20 de novembro, concentra-se ao longo de uma espetacular fissura eruptiva de onde saem fontes de lava, no chamado sistema vulcânico Svartsengi.

É precisamente devido a esta característica que este tipo de atividade vulcânica é designado por “fissural”, porque não ocorre num ponto bem definido, mas ao longo de uma fratura, que neste caso tem centenas de metros de comprimento.

Espetacular erupção fissural na Islândia

Nos vídeos divulgados nestas horas, pode admirar as espetaculares fontes de lava que se erguem ao longo da extensa fissura. Não há registo de danos particulares nesta zona largamente desabitada. De acordo com o Met Office islandês, a atividade concentra-se neste momento numa zona da fissura vulcânica de 600 metros de comprimento. Nas últimas erupções, a lava jorrou ao longo de toda a extensão de 3 quilómetros da fissura, formando uma verdadeira parede de lava. Trata-se, portanto, de uma erupção mais modesta do que as últimas.

A lava que jorra há horas obrigou à evacuação de Grindavík, a pequena cidade que já foi evacuada várias vezes desde dezembro de 2023 devido às frequentes erupções. Também foram evacuadas a central geotérmica vizinha de Svartsengi e a Lagoa Azul, uma das mais famosas atrações turísticas da Islândia.

Apesar de se situar apenas 20 km a norte do local da erupção, o Aeroporto Internacional de Keflavík, o principal aeroporto internacional da Islândia, continua aberto e os voos continuam a chegar e a partir.

Tal como tem acontecido com outras erupções nos últimos meses, a lava atravessou a estrada em Grindavík por volta das 04:30 da manhã e, às 8:00, já tinha chegado aos tubos que transportam a água quente, conhecidos como a Linha Njarðvík.

A que começou hoje é a enésima erupção em poucos meses na Islândia, um país que está em território vulcânico porque se encontra na dorsal mesoatlântica, uma fissura no fundo do oceano que marca a fronteira entre as placas tectónicas euro-asiática e norte-americana.

Quanto tempo durará a erupção?

O Serviço Meteorológico da Islândia informou a população de que a erupção não parece ser tão intensa como as outras que ocorreram nos últimos meses e acrescentou que, muito provavelmente, não haverá aumento da atividade.

Antes das erupções dos últimos meses, o sistema vulcânico de Svartsengi, a norte de Grindavík, estava adormecido há cerca de 780 anos. O vulcão está localizado a poucos quilómetros a oeste do Fagradalsfjall, que esteve adormecido durante 6000 anos antes de reacender em março de 2021.

O que são erupções fissurais (ou lineares)?

Trata-se de erupções vulcânicas que ocorrem devido à saída de magma ao longo de fissuras. A partir destas fraturas, muitas vezes lineares, a lava escorre sem gerar os típicos cones vulcânicos. Estes são, de facto, gerados por um fluxo pontual de lava. Na Islândia, este tipo de erupções lineares é muito frequente.