Nos próximos dias Portugal continental será um "oásis" de chuva e temperatura na Europa Ocidental. Saiba porquê
No que resta desta segunda semana de setembro Portugal continental será notícia na meteorologia em todo o continente europeu, pois será um autêntico “oásis” no que toca à chuva e à temperatura. Contamos-lhe aqui o porquê.
O tempo em Portugal continental na segunda metade desta segunda semana de setembro será notícia na Europa - em particular na parte Ocidental - devido às características atmosféricas que tornarão o nosso país um autêntico "oásis" do ponto de vista da temperatura e precipitação.
Entre hoje e sexta-feira, dia 13, quase todos os países da Europa Ocidental serão afetados pela chegada de uma forte massa de ar polar marítima. Prevê-se que seja efémera uma vez que durará somente 48 horas. O nosso país escapará praticamente incólume ao ar frio, embora o arrefecimento do tempo seja sentido de forma muito superficial nalgumas regiões do interior Norte e Centro (Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda) na quinta (12) e na sexta-feira (13).
No geral, a população portuguesa residente na unidade territorial do Continente nem sequer se irá aperceber desta breve mudança para um estado de tempo ligeiramente mais fresco ou frio. Em países como Espanha, França, Países Baixos ou Alemanha, nesses sim, a descida das temperaturas será acentuadíssima, agravada pelos ventos do quadrante Norte.
Por cá, o elemento climático mais chamativo será a temperatura mínima, que se traduzirá em noites mais frias em Bragança e na Guarda, onde há previsão de 10 ºC para a próxima sexta-feira (13). No Algarve (Sotavento), por exemplo, espera-se o contrário devido à influência do vento de Leste, prevendo-se um valor de noite tropical em Faro (21 ºC).
Portugal continental, um "oásis" na Europa Ocidental. Eis o porquê
A tendência térmica durante os próximos dias na nossa geografia descreverá uma variação oposta ao acima descrito, o que fará do nosso país o único da Europa Ocidental com anomalias térmicas positivas e o único desta parte da Europa praticamente sem precipitação de uma ponta à outra do seu território.
De acordo com os mapas de referência da Meteored, prevê-se uma subida gradual das temperaturas entre hoje e domingo (15), embora com particular ênfase durante o fim de semana de 14 e 15 de setembro.
Deste modo, são esperadas temperaturas ligeiramente acima da média climatológica de referência e a persistência de tempo ameno e seco, pelo menos, até ao próximo domingo, 15 de setembro, sendo provável que se alargue para lá desta data.
A única exceção poderá ser o extremo montanhoso da Região Norte, mais concretamente o Alto Minho (Viana do Castelo), onde poderá chuviscar na tarde de amanhã, quinta-feira (12).