Noruega, os primeiros raios de sol em Tromsø terminam a longa noite polar: o vídeo
Na Noruega, perto da cidade de Tromsø, a longa noite polar chegou ao fim: os raios de sol romperam pela primeira vez a longa noite polar a 15 de janeiro, pondo fim a meses de escuridão e trevas. Veja aqui o vídeo e alguns dados interessantes.
Depois de quase dois meses sem ver a luz do sol, os habitantes de Tromsø, na Noruega, puderam ontem dar as boas-vindas ao regresso dos raios solares durante alguns minutos.
A longa noite polar parou no dia 15 de janeiro durante 18 minutos, como se pode ver no fascinante timelapse acima. Desde 27 de novembro que o sol não nascia na cidade norueguesa, rodeada por cadeias de montanhas que dificultam ainda mais a passagem direta dos raios solares e situada a norte do Círculo Polar Ártico.
Desde 27 de novembro que a aldeia, onde vivem cerca de 70 mil pessoas, não tem horas de luz do dia e durante a longa noite polar, como todos os anos, foi possível observar o espetáculo da aurora boreal. A partir de agora, as horas de luz do dia continuarão a aumentar até ao pico do verão no hemisfério norte.
Um esclarecimento: quando falamos de "zero horas de luz do dia", estamos a referir-nos à ausência de luz solar direta. Na cidade norueguesa, a noite polar nunca é completamente escura, mas é interrompida por um ligeiro crepúsculo que dura algumas horas.
O sol aproxima-se do horizonte e ilumina o céu, mas "não se levanta" e a noite continua. A partir de 15 de janeiro, os primeiros raios de sol conseguem penetrar durante alguns minutos, atingindo o centro da cidade.
O que é a noite polar?
Uma noite polar ocorre quando há pelo menos 24 horas de escuridão. No hemisfério norte da Terra, isto ocorre nas áreas geográficas a norte do Círculo Polar Ártico (e Tromsø está entre elas, uma vez que se encontra a cerca de 350 km a norte do paralelo 66°33' Norte).
Quanto mais se afastar do Círculo Polar Ártico em direção ao Pólo Norte, mais longa será a noite polar. O máximo ocorre no próprio Pólo Norte (dura 6 meses), o mínimo ao longo do paralelo 66°33' Norte, no dia do solstício (24 horas).
No verão, ocorre o fenómeno inverso: ao longo do Círculo Polar Ártico, o sol do meio-dia coincide com o solstício de verão e, quanto mais nos aproximamos do Pólo Norte, mais tempo dura este fenómeno do dia eterno.
Isto deve-se à inclinação do eixo da Terra, que faz com que a Terra seja exposta aos raios solares de forma diferente ao longo do ano.
Algumas curiosidades sobre Tromsø
Como mencionado no início, Tromsø é uma cidade com cerca de 70 mil habitantes situada no norte da Noruega, no condado de Troms. O clima é subártico e, entre o outono e a primavera, a temperatura mínima média é de alguns graus abaixo de zero.
Conhecida desde o século XIX como a "Paris do Norte" pela sua vivacidade, é um importante destino turístico, também para aqueles que querem observar o sol do meio-dia no verão ou as fascinantes noites polares abordadas neste artigo.