Nomeação da personalidade “Europeu do Ano” pela Reader's Digest
O Secretário-Geral da Organização Meteorológica Mundial, OMM, Professor Petteri Taalas, foi nomeado "Europeu do Ano" pela revista Reader's Digest. Contamos-lhe mais aqui!
Todos os anos os editores da Reader's Digest na Europa nomeiam uma lista restrita de europeus que tiveram uma grande influência numa questão contemporânea premente e que estão a ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.
Razões da nomeação e a OMM
O Professor Petteri Taalas, foi nomeado "Europeu do Ano", 2020, pela revista Reader's Digest pelo seu papel ativo na área das alterações climáticas. O Professor Petteri Taalas tem tido um papel fundamental na chamada de atenção internacional para as alterações climáticas e nos seus impactos, tais como as situações meteorológicas extremas.
A ação climática tem sido outro fator importante promovido pelo Professor, na medida em que tem contribuído, como Secretário-Geral da Organização Meteorológica Mundial, para a existência de estudos credíveis de forma a haver consenso internacional. A ciência tem de ser suficientemente sólida para convencer os decisores a agir.
A Organização Meteorológica Mundial, OMM, com sede em Genebra e criada em 1950, é sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873 e constitui uma agência especializada da Organização das Nações Unidas, com 193 membros.
A OMM é a agência especializada e a única voz das Nações Unidas em relação ao estado e comportamento da atmosfera da Terra, sua interação com os oceanos, seu clima e a consequente distribuição dos recursos hídricos. Reconhecido pelos seus conhecimentos científicos, a OMM fornece contributos regulares às negociações das Nações Unidas e aos decisores sobre alterações climáticas.
São muitas as áreas em que a OMM tem contribuído com dados e estudos científicos no âmbito das alterações climáticas. Entre várias há a realçar nomeadamente, aumento dos gases com efeito de estufa e temperaturas globais, calor e acidificação dos oceanos, subida do nível do mar, glaciares e retirada do gelo marinho, e clima extremo. A OMM acaba de confirmar que 2020 foi um dos anos mais quentes de que há registo.
Além de dados e estudos climáticos, a OMM contribui de uma forma ativa na ajuda aos países membros na mitigação dos desastres naturais e no acompanhamento da evolução da atmosfera designadamente através da instalação de sistemas de alerta precoce e na divulgação de previsões sazonais com previsões de risco de inundações ou escassez de água.
Professor Petteri Taalas
O Professor Petteri Taalas é o Secretário Geral da OMM desde 1 de janeiro de 2016. Foi nomeado pelo Congresso Meteorológico Mundial, o órgão supremo da Organização, em 2015 para um primeiro mandato de quatro anos e está agora a cumprir o seu segundo mandato de quatro anos (Janeiro 2020 - Dezembro 2023). Antes de ser nomeado como Secretário-Geral da OMM, o Professor Petteri Taalas foi diretor geral do Instituto Meteorológico Finlandês de 2002 a 2005 e de 2007 a 2015.
Como Secretário-Geral da OMM, o papel do Professor Petteri Taalas em proteger o ambiente internacionalmente tem sido vital. Faz parte do núcleo interno dos líderes climáticos que aconselham o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.
O Professor Taalas, defensor das energias renováveis, fala regularmente da necessidade e das crescentes oportunidades de proteger o planeta através da transição para a energia limpa e através de mudanças no setor dos transportes e não só. O pai de cinco filhos adultos, diz que é importante dar prioridade ao bem-estar das gerações futuras e não apenas aos interesses económicos a curto prazo.