No mês de março a 'rainha' é a camélia

Entramos num novo mês e como tal num novo ciclo: a camélia dá as boas vindas à primavera. Saiba mais aqui sobre esta flor.

Camélia
As cores das camélias remetem para significados diferentes: as camélias cor de rosa significam grandeza de alma; as camélias brancas são uma alusão à beleza perfeita e as camélias vermelhas são um sinal de reconhecimento.

Ao ritmo da natureza, o mês de março é a época ideal para apreciar a beleza das cores das camélias, que atingem o esplendor por estes dias.

Estes arbustos são também conhecidos como Japoneiras, Rosas da China ou Rosas do Japão, pois a sua área de origem são as zonas tropicais e subtropicais do extremo Oriente, ou seja, Japão, China e Coreia.

A Camellia é um dos arbustos mais populares ao longo do ano, devido principalmente às suas flores chamativas e à sua folhagem perene verde brilhante.

"A camélia desenvolve flores de tamanho grande e de diversas tonalidades, desde o clássico branco ou cor de rosa até ao vermelho ou o amarelo." Husqvarna

Este mês, para além da camélia pode também acrescentar à sua horta abóbora, agrião, tomate, pepino e batata. Quanto aos arbustos podem ser plantados os citrinos, a alfazema, o alecrim e o tomilho.

E como entramos no mês em que se inicia a primavera, para além das camélias, pode embelezar o seu jardim com dálias, amores-perfeitos, papoilas e girassóis.

Os diferentes usos da camélia

Onde encontramos mais as camélias são nos jardins como mote ornamental. Devido à beleza não só da sua floração, mas também pela aparência das suas folhas, a camélia pode servir como elemento decorativo principal de qualquer espaço verde. No entanto, a camélia tem propriedades que são benéficas para a nossa saúde.

Neste caso, o óleo contido nas suas sementes pode ser usado para tratamentos capilares ou da pele e funciona também como antioxidante.

Benefícios para a saúde - Chá de Camellia Sinensis
Previne doenças como colesterol elevado, osteoporose, problemas digestivos e dores de estômago.
Contribui para o combate do stress.
Aumenta a resistência.
Fortalece a visão.
Favorece a regeneração da pele.
Fonte: Chacamelia.com

Cuidados a ter com a camélia

A camélia cresce melhor em lugares à sombra. Esta necessita de bastante luz, mas nunca de forma direta. Além disso, também se deve resguardar do vento.

Relativamente à rega, deve ser fornecida uma maior quantidade de água na época de maior calor, o verão. Durante esta estação devemos regar a nossa camélia de forma constante, evitando sempre o encharcamento.

Durante o mês de março, até junho, deve adubar a camélia com um fertilizante que contenha grandes quantidades de nitrogénio. Uma das opções mais recomendáveis é usar adubos líquidos diluídos na água da rega.

Todavia, muitas vezes, faça-se o que se fizer, as plantas podem-se ver afetadas pelo ataque de pragas ou doenças.

Arbusto camélia
As camélias crescem bastante, podendo chegar a 1,80 metros de altura quando plantadas em vasos e a 2,5 metros se plantadas no solo.

No caso da camélia, esta pode ser atacada por insetos como os pulgões, os vermes ou as cochonilhas que se costumam alojar no inverso das folhas e provocam a diminuição da seiva.

Uma outra doença é a Botrytis: uma das doenças mais habituais nos cultivos. Desenvolve-se em climas suaves e húmidos e pode chegar a matar a camélia. Saberá que o seu arbusto está afetado se observar o escurecimento de alguma das suas partes.