No Algarve existe um portal mágico que liga duas praias incríveis
Há quem diga que atravessar este túnel de 35 metros de extensão, escavado numa falésia, é mágico e misterioso. Ainda assim, só os mais corajosos conseguirão ultrapassar o medo e a claustrofobia para sair de um Paraíso e entrar noutro. Seria capaz?
Quem é que assistiu ao filme "Tempo" ('Old', 2021)? Neste fascinante universo, dirigido por M. Night Shyamalan, somos transportados para uma praia misteriosa onde o tempo parece passar a uma velocidade frenética.
A trama gira em torno de uma família que, ao encontrar um túnel secreto na praia, é confrontada com a rápida passagem do tempo e a necessidade de escapar desse espaço isolado e enigmático.
Se a família consegue ou não regressar ao mundo real, não vamos revelar — terá mesmo de ver o filme para saber. Mas, podemos dizer-lhe que há um lugar, em Portugal, que capta essa mesma essência mágica.
É verdade. O túnel que liga a Praia da Senhora da Rocha à Praia Nova, no Algarve, faz lembrar a passagem misteriosa de “Tempo”. O suspense de por lá passar é real — só falta mesmo a premissa intrigante da rápida passagem do tempo. Mas, acredite, o dia aqui será tão bem-passado, que quase parecerá que o relógio foi apressado.
O Encanto do Túnel da Senhora da Rocha
“Aquele momento em que sais de um Paraíso e entras noutro. Deve ser o único no Mundo!”, lê-se numa publicação no Facebook.
Com 35 metros de extensão, este túnel na freguesia de Porches, município de Lagoa, Algarve, não é apenas uma passagem entre duas praias. É, sim, uma conexão entre dois paraísos costeiros — e uma experiência única para quem o atravessa.
A escavação nas falésias calcárias do Algarve vai além da sua simples funcionalidade. Ao percorrê-lo, os visitantes são presenteados com uma vista espetacular do oceano Atlântico e das imponentes formações rochosas, esculpidas ao longo de milénios pela ação das ondas e do vento.
Ainda assim, deixamos o aviso: apesar de a luz natural que se infiltra pelas extremidades do túnel proporcionar um efeito deslumbrante, este caminho não é para todos. “A minha claustrofobia não me permite passar por aí”, lê-se frequentemente nos comentários das redes sociais.
Contudo, há quem garanta que tudo valerá a pena. “Já passei por esse túnel muitas vezes — sou muito claustrofóbico, mas vale a pena”, responde um utilizador.
Não nos surpreende saber, portanto, que nos meses de verão, quando o Algarve atrai turistas de todas as partes, este túnel se torna um ponto de interesse vital. Ele não só facilita o acesso entre duas das mais encantadoras praias da região, mas também proporciona uma experiência de imersão na rica beleza natural da região.
Descobertas, conservação e segurança
Como com qualquer atração natural, aqui a conservação é fundamental. As falésias e o túnel estão sujeitos à erosão, e as autoridades locais monitorizam constantemente a sua condição para garantir a segurança dos visitantes e preservar a beleza do local.
Teria coragem para atravessar este portal e descobrir o paraíso que se esconde de um lado ao outro?