Nicarágua: densa nuvem negra confundida com tromba marinha, o que era?
Há alguns dias tornaram-se virais nas redes sociais fotos e vídeos duma densa nuvem negra com aspeto irregular nas águas do Lago Cocibolca, Morrito, Nicarágua. Inicialmente, pensou-se que este estranho fenómeno era uma tromba marinha, mas afinal não. Então, o que era? Veja as imagens!
No passado domingo 5 de junho, foi avistada uma densa nuvem negra com forma irregular nas águas do Lago Cocibolca, defronte da doca do município de Morrito, Departamento de Rio San Juan, Nicarágua. Rapidamente, as imagens deste estranho fenómeno “inundaram” as redes sociais.
De acordo com a rádio local (Tu Nueva Radio YA), que falou com alguns habitantes locais, o fenómeno não era uma tromba marinha, como se chegou a considerar inicialmente, mas sim uma densa nuvem de insetos conhecidos como chayules (nome científico Chironomidae), que são parecidos com mosquitos. A espessa nuvem de chayules voou em direção ao litoral de Morrito.
Segundos os residentes locais - uma boa parte deles pescadores -, estes insetos vêm da margem sul do Lago Cocibolca, e todos os anos, este fenómeno é observado pela população do Río San Juan. Algumas vezes ocorre no final de maio e outras vezes no início de junho.
Eles acrescentaram ainda que, a maioria, se não todos os chayules, morrem antes de chegar à costa, caindo nas águas do Lago Cocibolca (também conhecido por Grande Lago da Nicarágua ou Mar Dulce), onde se tornam alimento para os peixes.
Entretanto, este estranho acontecimento não percorreu mais distância do que a que já foi referida, e tampouco causou alarme na população. No entanto, costumam ser tomadas medidas de prevenção no caso de eclodir um qualquer surto desta praga, a fim de se proteger a saúde das famílias.
Além disso, há alguns anos, uma praga de chayules provocou danos em animais aquáticos por causa da falta de circulação de oxigénio causada pelas larvas destes insetos, razão pela qual a situação é monitorizada pelas autoridades competentes.