Neve nas regiões do interior de Portugal: veja aqui as imagens!
Trás-os-Montes, Beira Interior e Alentejo registaram várias ocorrências de neve, resultantes da vaga de frio que se faz sentir ao longo de todo o território continental, que tiveram início no dia de ontem e continuam por hoje. Veja aqui os vídeos!
Ao longo dos últimos dias, as temperaturas têm-se mantido baixas, levando à ocorrência de neve, um pouco por toda a Península Ibérica, sendo que, várias destas ocorrências já são consideradas históricas. O vídeo que se segue foi capturado em Marvão, no distrito de Portalegre, cuja temperatura mínima de hoje foi de -3 ºC.
Forte queda de neve em Marvão esta tarde. Acumulação entre 4 a 5cm junto ao Castelo. @MeteoTrasMontPT @MCorroios @MeteoredPT @ipma_pt @tvi24pt @SICNoticias @RTPNoticias pic.twitter.com/nNTkDcak0k
— MeteoPiedade (@ScientiaCaelum) January 10, 2021
Para além de Marvão, há registos de queda de neve em mais partes do Alentejo, como Estremoz, onde ontem, por volta das 13h, já havia um manto branco pelo local. Isto fez com que as pessoas saíssem à rua para um pouco de diversão!
Estremoz 13h00.
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) January 9, 2021
Dia histórico no #Alentejo.
José Carlos Rolo
09.01.2021#Neve é sinónimo de brincadeira de miúdos e graúdos. pic.twitter.com/Br8UScIUph
Mais a Norte, em Trás-os-Montes, foram vários os testemunhos da queda de neve que ocorreu. Em Vila Real, começou a nevar ontem, por volta das 21h, levando aos vários registos em vídeo espalhados pelo Twitter. Aqui fica um desses vídeos.
#NowCasting #Neve
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) January 9, 2021
Zona industrial de Vila Real
Hermano Ferreira pic.twitter.com/Zq5GWSVx19
Com isto, Portugal continental apresenta-se, neste momento e até dia 13 de janeiro, com avisos amarelos de temperatura mínima extrema para todos os distritos, sem exceção.
Desta forma, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) pede que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, assim como, se mantenha o corpo quente, através do uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente e, ainda, a proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e a ingestão de sopas e bebidas quentes.