Neste dia em 1986 granizo gigante atingiu o Bangladesh, o que levou a isto?
No dia 14 de abril de 1986 a cidade de Gopalganj, no Bangladesh, foi surpreendida com bolas de granizo de um peso e tamanho exorbitantes. 37 anos depois, será que este fenómeno se alterou?
O granizo é um fenómeno atmosférico que ocorre com alguma regularidade em vários pontos do mundo de forma inofensiva. Esta forma de precipitação em formato sólido, ocorre através do congelamento da água nas nuvens de elevada altitude, as cumulonimbus, associadas a tempestades severas.
Por norma, as pedras de granizo apresentam um formato variável com um diâmetro entre 0,5 cm e 5 cm, contudo podem atingir dimensões superiores ao que é considerado habitual.
Na primavera de 1986, caíram as bolas de granizo mais pesadas que alguma vez se viu. O granizo com cerca de 1 kg, originou inúmeros prejuízos materiais, a destruição de culturas e tirou a vida a 92 pessoas, na cidade de Gopalganj, no Bangladesh.
Mas como podem as pedras de granizo tomar estas proporções?
De acordo David Hambling, da BBC Future, as alterações climáticas estão a alterar o padrão da queda de granizo, tornando-se mais intensas e frequentes.
As gotas de água que produzem o granizo são transportadas para cima numa tempestade de trovoada, sendo posteriormente transportadas para partes da atmosfera onde o ar é bastante frio para as congelar. A humidade no ar, que se acumula no exterior das gotas de gelo, à medida que se move através do ar cria camadas de gelo, fazendo com que o granizo comece a ganhar forma e a crescer.
Assim, o crescimento de uma pedra de granizo depende da quantidade de humidade no ar, sendo que esta continuará a crescer até que a corrente de ar já não seja suficientemente forte para a manter no alto.
Tempestades de granizo históricas
Tal como aconteceu no Bangladesh, cidades europeias também já foram surpreendias com bolas de granizo de dimensão incomum.
A 30 de agosto de 2022, uma forte tempestade de granizo caiu na Catalunha, Espanha, resultando na morte de uma menina de 20 meses de idade devido a um ferimento na cabeça causado pelo impacto de uma bola de gelo com cerca de 10 cm de diâmetro. As pedras de granizo destruíram também janelas, telhados e linhas elétricas.
Na noite de 21 de julho de 2021, pedras de granizo do tamanho de bolas de golfe caíram em Leicestershire, Reino Unido, danificando sobretudo janelas e carros. Em 2018, na Grécia, 6 turistas morreram depois de uma forte queda de granizo acompanhada de ventos fortes.
Também em Portugal já se registaram violentas quedas de granizo. Em 2019, em Mogadouro, distrito de Bragança, inúmeros campos agrícolas, como vinhas, olivais e soutos sofreram prejuízos económicos avultados.