Não há dúvidas: esta é a praia fluvial favorita dos portugueses
As temperaturas estão a aumentar e já só pensamos em dar um mergulho. No rio Alva, este destino soma prémios e elogios: recebeu a distinção de revelação no Guia de Praias Fluviais de 2023 e a Bandeira Azul. Já o conhece?
Já o dissemos e voltamos a repetir. “A primeira quinzena de julho registou uma grande variabilidade de estados do tempo em Portugal continental. Em vez do habitual padrão atmosférico marcado por vários dias consecutivos de sol, calor e muita estabilidade, o tempo tem sido marcado por fatores variáveis e também por grandes contrastes regionais.”
Porém, nos próximos dias o panorama vai alterar-se (para alegria daqueles que acabaram de entrar de férias). Isto porque a crista norte-africana ficará verticalmente posicionada sobre a nossa geografia, transportando consigo uma massa de ar bastante quente e seca e provocando uma subida quase generalizada e acentuada das temperaturas.
O que é que isto significa? Que poderemos estar perante um curto episódio de temperaturas bastante elevadas, que coincidirá também com o início da canícula, que arrancou na passada segunda-feira, 15 de julho.
Trata-se do período estatisticamente mais quente e mais seco do ano em todo o território de Portugal, decorrendo entre 15 de julho a 15 de agosto.
Se ainda não sabe onde é que poderá aproveitar esta subida da temperatura, não se preocupe. Em Portugal não faltam sugestões — e as praias fluviais podem ser opções perfeitas para fugir às escolhas mais óbvias.
Sim, porque, combinando águas límpidas com paisagens verdejantes (já para não falar da tranquilidade inigualável), estes destinos oferecem um refúgio calmo e natural, longe das multidões costeiras. Muitos, aliás, possuem mesmo a prestigiada Bandeira Azul, garantindo a qualidade da água e das instalações, e são frequentemente emoldurados por aldeias pitorescas e estruturas históricas. Ainda assim, sabemos que pode ser difícil escolher qual a primeira praia a visitar.
A pensar nisso, a revista 'Guia das Praias Fluviais' desafia, anualmente, os portugueses a elegerem a sua favorita entre as mais de 200 zonas balneares classificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A escolha, em 2023, foi clara, destacando-se com 7357 votos: a Praia Fluvial do Vimieiro.
Situada no concelho de Penacova, perto do local onde o Alva encontra o rio Mondego, este “verdadeiro paraíso” destaca-se sobretudo pela “envolvência bucólica da paisagem”, pode ler-se na página da Câmara Municipal de Penacova.
Praia Fluvial do Ano fica nas margens do rio Alva — e arrecadou mais de 7 mil votos
“Estamos muito orgulhosos e honrados pela distinção. A praia sofreu uma intervenção em 2018 e foi nessa altura que começou a ser mais procurada, tornando-se um sítio ainda mais aprazível”, confessou Magda Rodrigues, vice-presidente da autarquia, à revista ‘NiT’.
Há seis anos, os acessos e a zona de estacionamento e lazer foram completamente requalificados, transformando esta praia do rio Alva num dos mais agradáveis pontos de lazer da região.
“Criou-se um passadiço de madeira ao longo de espelho de água, um pequeno cais e um campo de jogos para valorizar toda a envolvente. Além disso, apela muito à nossa tradição”, destaca. Com uma roda de moinho de água e outra de ferro, a Praia Fluvial do Vimieiro também respeita as tradições do antigamente.
“Tem sido um investimento constante. As praias fluviais de Bandeira Azul são um âncora para o nosso turismo, muito voltado para a natureza. Também temos centenas de quilómetros de trilhos que envolvem as nossas zonas balneares e planeamos continuar a inovar e investir neste aspeto”, remata.
Já este ano, o Município de Penacova viu confirmada a renovação da Bandeira Azul nas praias fluviais do Reconquinho e Vimieiro.
Magda Rodrigues, vice-presidente da autarquia de Penacova, considerou que a atribuição do galardão às duas praias fluviais do concelho são o resultado do esforço do município em preservar e investir naqueles dois espaços naturais.
A praia fluvial do Vimieiro dispõe também de restaurante de apoio, mas é mesmo a pequena queda de água que tem feito sucesso nas redes sociais. De águas cristalinas (com temperaturas que rondam os 15 graus) e rodeada por um cenário verde, tem sido o local de eleição de várias famílias.
Já está convencido? O melhor é que a praia do Vimieiro não foi a única que se destacou naquela região. Aliás, na mesma votação, a Praia Fluvial do Reconquinho, também em Penacova, conseguiu a segunda posição, com 6850 votos — representando uma “vitória dupla” para o município.
Reconquinho, o cartão-visita para quem vai a Penacova, conquista segunda posição
“Do centro da vila tira-se um belo postal, a tranquilidade e harmonia de uma paisagem cénica, uma deslumbrante vista situada na margem esquerda do Mondego”, lê-se na página de Facebook do Município.
Pode descobrir a Praia Fluvial do Reconquinho, que também ostenta Bandeira Azul desde 2013 e é reconhecida com Qualidade Ouro, na margem esquerda do Mondego, em frente à vila de Penacova.
“É o reconhecimento da qualidade inequívoca das nossas praias e do cuidado que temos tido neste tipo de equipamentos. Não temos dúvidas nenhumas que o Vimieiro e o Reconquinho são locais turísticos que se afirmam, cada vez mais, no contexto nacional”, considerou Magda Rodrigues, citada pelo jornal ‘Expresso’.
Aqui, além de equipamentos de apoio, desde bar a fluvioteca, encontrará uma zona destinada a piqueniques e percursos pedestres, e até um parque de campismo.
“Nas proximidades, o rio oferece uma pista de pesca de grande qualidade, onde é possível encontrar, entre outras, espécies como a truta, a boga, o barbo ou a enguia. Nas encostas quartzíticas que formam as margens, pode observar-se a flora e fauna autóctones, onde pontuam o loureiro e o azevinho, as gralhas pretas, os gaios, os melros e os piscos de peito ruivo”, acrescenta o município de Penacova.
Curioso para conhecer as escolhas de 2024?