Não gosta do Natal? Conheça os destinos onde não há músicas, luzes, nem pinheiros

Se esta não é a sua época favorita, descubra locais onde a data passa despercebida. Troque as luzes e músicas festivas por paisagens incríveis, culturas únicas e experiências verdadeiramente relaxantes.

Natal
Este ano fuja do tradicional. Foto: Unsplash

Ainda não chegámos ao Natal, e muitos já só querem que chegue janeiro. Afinal, esta época pode ser mágica para uns, mas, para outros, as luzinhas a piscar, os jantares em família e as músicas da Mariah Carey repetidas até à exaustão são um verdadeiro pesadelo.

Se é um dos que prefere trocar o espírito natalício por algo totalmente diferente, não desanime: há destinos perfeitos para escapar ao frenesim festivo.

Está pronto para fugir das mensagens em cadeia enviadas pelo WhatsApp e das compras de última hora que mais parecem uma corrida louca e sem fim? Então, está na hora de explorar culturas fascinantes, paisagens deslumbrantes e experiências que nada têm a ver com o tradicional Natal. Estas são as nossas sugestões:

Butão

No Butão, o Natal passa despercebido. Aliás, apenas 2% da população é cristã, por isso, a probabilidade de encontrar alguma consoada é mesmo bastante reduzida.

Este pequeno reino isolado nos Himalaias foca-se no Gross National Happiness (Felicidade Interna Bruta), em vez de celebrações natalícias. Aqui, pode meditar nos mosteiros suspensos nas montanhas, como o icónico Tiger’s Nest, ou caminhar pelas trilhas espetaculares rodeadas por neve, mas sem qualquer sombra de um trenó ou renas. É uma oportunidade perfeita para desconectar e recarregar a alma.

Mongólia

Se a ideia for escapar mesmo a tudo e a todos, a Mongólia é o destino ideal. No país de estepes (formações vegetais compostas por gramíneas e herbáceas altamente adaptadas ao clima seco) sem fim, gélidas no inverno, pode experimentar viver como um nómada, hospedando-se numa ger (as tradicionais tendas mongóis).

Mongólia
Uma opção diferente. Foto: Unsplash

Aqui a cultura não tem qualquer ligação ao Natal, e o que vai encontrar são histórias do grande Átila, o Huno, e um silêncio absoluto — o verdadeiro antídoto para “All I Want for Christmas Is You”.

Marrocos

Caso precise de sol e cores vibrantes, Marrocos é o lugar certo. Em vez de pinheiros decorados, encontrará mercados cheios de especiarias e tecidos coloridos.

O Natal aqui é apenas uma data no calendário — uma vez que este país predominantemente muçulmano não celebra este feriado cristão.

Aproveite para passear pelas ruas de Marraquexe ou faça uma escapadela pelo deserto do Saara para um passeio de camelo ao pôr do sol.

“O país é uma verdadeira maravilha, oferecendo a magia do deserto, o encanto antigo escondido entre as ruas sinuosas das medinas — como as de Fez e Marraquexe —, as imponentes montanhas do Atlas e o maciço do Rif, as florestas de cedro, a sua maravilhosa gastronomia e, sobretudo, a hospitalidade do povo”, escreve a ‘Condé Nast Traveler’.

Egito

No Egito, o Natal é celebrado em janeiro pela minoria copta, o que significa que pode aproveitar dezembro para explorar este país fascinante sem qualquer menção a “Noite Feliz”.

Admire as pirâmides de Gizé, navegue pelo Nilo ou explore os templos de Luxor e Abu Simbel. Nada como fugir do consumismo natalício ao lado das maravilhas do mundo antigo. Tudo isto sem precisar ouvir uma única canção de Natal.

Maldivas

Se o seu objetivo é simplesmente relaxar, as Maldivas são o refúgio perfeito. Aqui, as únicas luzes que vai ver são as do céu estrelado sobre o oceano.

Maldivas
Um destino paradisíaco. Foto: Unsplash

Troque os jantares familiares por um jantar à beira-mar com os pés na areia, e o frio de dezembro por águas cristalinas. O Natal vai parecer algo de outro planeta — e ainda bem.

Istambul

Istambul, onde o Oriente encontra o Ocidente, é ideal para quem quer fugir do Natal sem abandonar o charme das luzes noturnas. Aqui, o Natal não é celebrado tradicionalmente, mas a cidade ganha vida com mercados, lojas e um ambiente vibrante. Descubra a Hagia Sophia, passeie pelo Grande Bazar ou desfrute de um chá turco com vista para o Bósforo.

“Desde os colossais edifícios religiosos como a Mesquita Azul ou a Hagia Sophia até um incrível passeio pelas ruas do bairro de Sultanahmet, não há vestígios do Natal na capital turística da Turquia. Além disso, existem muitos locais onde poderá comprar produtos típicos de Istambul, o que o fará desfrutar de uma das cidades mais históricas de todo o planeta”, lê-se no jornal espanhol ‘20 minutos’.

Nepal

Existem poucas oportunidades na vida de viajar para um lugar tão impressionante como o Nepal. Aqui, o Natal não tem grande impacto, mas a espiritualidade reina.

Em vez de presépios, os nepaleses celebram a harmonia e a simplicidade — o presente perfeito para quem quer um final de ano diferente.

Encontre a paz entre os templos de Kathmandu ou aventure-se pelos Himalaias com vistas que tiram o fôlego.

Se quer fugir do Natal ou está apenas à procura de algo completamente fora da rotina, estes destinos oferecem tudo, menos decorações natalícias e coros festivos. Afinal, o mundo é vasto e cheio de possibilidades — e nem todas incluem um gorro vermelho e branco. Então, para onde vai este ano?