Na sequência do furacão Milton, a Flórida começa a avaliar os danos causados pela mega tempestade
O furacão Milton devastou rapidamente a Flórida com graves inundações e danos causados pelo vento. As avaliações da destruição estão a decorrer hoje.
Mais de 3 milhões de clientes estão sem eletricidade esta manhã, na sequência do furacão Milton. As equipas de avaliação de danos e de limpeza estão no local a começar a analisar os danos causados pela supertempestade. O que estão a revelar sobre os danos é uma visão assustadora, cheia de destruição, da qual vai demorar algum tempo a recuperar.
A tempestade atingiu a costa na noite de anteontem, por volta das 20h30, perto de Siesta Key, na Flórida. Durante a noite, atravessou a península da Flórida, mantendo a sua classificação de furacão em todo o estado. As ordens de evacuação foram levantadas, mas as autoridades estão a pedir às pessoas que não viajem, a menos que seja absolutamente necessário.
Pelo menos 16 mortes foram confirmadas até agora
Milton provou ser mortal, especialmente porque a tempestade trouxe tornados poderosos antes da chegada à terra. 5 das 16 mortes relacionadas com a tempestade até agora foram atribuídas aos tornados que varreram o condado de St. Lucie. À medida que a limpeza continua, espera-se que o número de mortos aumente.
Os danos provocados pelo tornado deixaram muitos residentes numa situação precária, uma vez que destruíram casas onde alguns se encontravam abrigados e aumentaram a quantidade de detritos que os ventos do furacão utilizaram como projéteis. A Florida registou um número recorde de avisos de tornado antes do furacão.
Os ventos fortes não pararam com os tornados, no entanto. Durante a noite, o furacão trouxe rajadas de até 170 km/h em Tampa Bay. Estes ventos derrubaram prédios e linhas de energia, deixando mais de 3,4 milhões de pessoas às escuras.
Algumas equipas de emergência deveriam ter-se abrigado no Tropicana Field, casa dos Tampa Bay Rays da MLB, quando todo o telhado foi destruído pelos ventos. No centro de St. Petersburg, os ventos fortes fizeram com que uma grua se despenhasse sobre um edifício vizinho. Felizmente, não há registo de feridos nestes incidentes.
Chuvas torrenciais e tempestades gigantescas provocam inundações devastadoras
Algumas zonas do oeste da Flórida registaram mais de 300 mm de chuva durante a noite. Na manhã desta sexta-feira, grande parte da área ainda estava submersa, pois a água da inundação não tinha ainda recuado totalmente. As pessoas não devem conduzir ou atravessar estas águas de inundação, pois podem estar escondidos cabos elétricos, estilhaços ou mesmo produtos químicos.
As condições ainda são perigosas, uma vez que as equipas de limpeza estão no terreno a trabalhar para começar a reconstruir a Flórida. As autoridades locais informarão as pessoas quando for seguro viajar livremente fora dos abrigos.