Mudança radical do tempo: estes são os efeitos que o bloqueio escandinavo deixará em Portugal
Após um início de semana instável e chuvoso causado pelos remanescentes da antiga tempestade tropical Patty, o tempo em Portugal registará uma mudança radical graças à influência de um bloqueio escandinavo. Saiba quais serão os seus efeitos na nossa geografia.
Depois da tempestade, a bonança! A primeira semana completa de novembro iniciou instável e chuvosa no Norte, Centro e Alto Alentejo devido aos remanescentes da outrora tempestade tropical Patty.
Porém, já a partir desta quarta-feira, 6 de novembro, ocorrerá uma mudança radical nas condições meteorológicas em Portugal continental graças à influência previsivelmente persistente de uma região de altas pressões.
Até domingo, 10 de novembro, prevê-se um estado do tempo predominantemente seco, estável e com bons períodos de sol no nosso país, propiciado por um bloqueio anticiclónico (o chamado bloqueio escandinavo, que impede a chegada de frentes e tempestades) e sustentado pelo vento, que soprará maioritariamente do quadrante Leste.
De acordo com os mapas de referência da Meteored, as temperaturas na unidade territorial do Continental irão manter-se amenas e acima da média nos próximos dias. Todavia, a partir de sexta (8) haverá uma tendência para a descida térmica, com aproximação a valores mais próximos da média climatológica de referência.
Sexta-feira, dia 8, com ligeira interrupção na estabilidade. Há previsão de chuva para estas regiões
Ainda na sexta (8), prevê-se que uma frente de fraca atividade perfure o ‘escudo’ das altas pressões, produzindo chuva fraca na Norte e no Centro, especialmente nas zonas a oeste da Barreira de Condensação, isto é, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro e ainda alguns locais dos distritos de Vila Real e Viseu. Não se exclui que a precipitação - suave e dispersa - caia, por vezes, noutros pontos do Norte e Centro.
Quanto ao fim de semana de 9 e 10 de novembro, os mapas mantêm a aposta na continuidade de tempo estável, com o céu a manifestar-se pouco nublado ou limpo e com previsão de temperaturas ligeiramente mais baixas por parte dos termómetros, ou seja, com registo de valores mais próximos ao normal para um mês de novembro.
No sábado (9) o vento de Norte será um dos elementos climáticos que contribuirá para essa descida das temperaturas. Haverá nevoeiros matinais mais frequentes a partir de quinta-feira (7), sendo mais prováveis sobretudo no interior Norte e Centro (distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda).