Módulo de aterragem lunar japonês SLIM prepara-se para missão histórica na Lua

A Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) prepara-se para um feito histórico com o módulo de aterragem lunar inteligente, SLIM, que iniciará a sua descida para a Lua no dia 19 de janeiro de 2024. Saiba mais pormenores aqui!

Lua
Tudo pronto para a chegada de um módulo de aterragem japonês à Lua este fim de semana.

A Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) anunciou que o módulo de aterragem lunar inteligente, o SLIM (Smart Lander for Investigating Moon), está pronto para iniciar a sua incursão na Lua no próximo dia 19 de janeiro, o que marca um passo em frente no domínio da exploração espacial.

Preparativos e manobras bem-sucedidas

Após a entrada na órbita lunar, a JAXA asseverou que o SLIM demonstrou resultados operacionais positivos, o que levou à decisão de avançar para a fase de preparação para a descida lunar a 10 de janeiro de 2024. A manobra de descida no apogeu, o ponto mais distante da Lua, realizou-se com sucesso no dia 14 de janeiro, estando o SLIM neste momento em órbita circular a uma altitude aproximada de 600 km. As condições da nave espacial foram relatadas como normais, aumentando a confiança para o desencadear da missão.

youtube video id=lHkSx696fuc

A próxima etapa envolve a manobra de descida no perigeu, o ponto mais próximo da Lua, com a meta de alcançar uma altitude de 15 km no dia 19 de janeiro. O SLIM iniciará e completará, então, a descida para a aterragem lunar a 20 de janeiro. Este momento será transmitido ao vivo no canal oficial do YouTube da JAXA Channel a partir das 14:00 horas da tarde, no fuso horário de Lisboa, a partir de hoje, dia 19 de janeiro.

Espera-se que esta seja uma oportunidade única para acompanhar este evento histórico.

Objetivos científicos e a importância da missão

O SLIM trata-se de uma missão destinada a investigar a superfície lunar de maneira inteligente e eficiente. Está equipado com uma série de instrumentos de última geração, onde se incluem as câmaras de alta resolução e sensores científicos mais avançados. Ademais, estes instrumentos detêm um papel múltiplo, pois visam conhecer a geologia e a composição do solo da Lua, sem descurar a importância deste encargo para delinear futuras missões espaciais.

Esta missão destaca a importância da cooperação internacional na exploração espacial. O intercâmbio de conhecimentos e recursos entre as agências espaciais de diferentes países desempenha um papel crucial no avanço da ciência e da tecnologia espacial. A JAXA expressou, nestes dias, a gratidão pela colaboração contínua com outras agências espaciais e instituições científicas em todo o mundo.

A tecnologia associada ao SLIM também representa uma evolução ímpar no campo da exploração lunar. As inovações tecnológicas podem ter aplicações em futuras explorações espaciais, contribuindo para o progresso da Humanidade na conquista do Espaço.

Desafios e possíveis descobertas

Embora os preparativos estejam bem encaminhados, a complexidade da aterragem lunar e os desafios inerentes à possibilidade de chocar com algum corpo celeste aumenta a tensão diante este momento que se quer histórico.

No entanto, os investigadores e engenheiros da JAXA mostraram alguma competência e determinação ao longo do desenvolvimento e implementação da missão SLIM, o que causa otimismo quanto ao sucesso desta aterragem lunar.

A comunidade científica a nível internacional aguarda com ansiedade pelos resultados desta missão, esperando-se que sejam identificadas novas descobertas sobre a Lua.