Manhattanhenge: a photo-op do pôr do sol mundialmente conhecida regressa ao bairro de Nova Iorque amanhã à noite

O espetáculo de “Manhattanhenge” está de volta esta semana, uma vez que os edifícios do burgo de Nova Iorque irão bordejar perfeitamente o pôr do sol esta noite e amanhã. Aprenda aqui sobre o fenómeno solar.

Fotógrafos, amantes do pôr do sol, turistas e cientistas vão inundar as ruas de Nova Iorque esta noite e amanhã à noite na esperança de vislumbrar o espetacular fenómeno apelidado de “Manhattanhenge”. Durante os próximos dois dias, o sol pôr-se-á perfeitamente alinhado com os arranha-céus da cidade.

No burgo (ou bairro) de Manhattan, em Nova Iorque, as ruas estão dispostas de forma a formar uma malha com números ascendentes relacionados com a direção. Por exemplo, a rua 34, onde se encontra o Empire State Building, fica mais a oeste do que a rua 59, o limite mais a oeste do Central Park. Este alinhamento em malha proporciona algumas vistas espetaculares durante as duas ocorrências do Manhattanhenge.

Um nome semelhante à maravilha pré-histórica inglesa

O evento recebe o seu nome devido ao seu paralelismo com Stonehenge, na planície de Salisbury, em Inglaterra. Aqui, um círculo de rochas enquadra o nascer e o pôr do sol em torno das datas dos solstícios. Pensa-se que o monumento antigo é uma celebração da mudança das estações devido à importância do solstício para as civilizações antigas.

manhattanhenge
Ligando arranha-céus modernos a formações rochosas pré-históricas, o Manhattanhenge mostra a consistência e a beleza da afinidade da espécie humana com o pôr do sol.

O Manhattanhenge não é antigo, nem se alinha exatamente com os solstícios. No entanto, é um enquadramento do pôr do sol entre duas grandes estruturas, semelhante ao antigo Stonehenge.

Embora não saibamos exatamente para que servia Stonehenge, os antropólogos acreditam que a estrutura tinha um significado cultural importante. O Manhattanhenge não tem um impacto cultural significativo, mas é uma visão que milhares de pessoas param para testemunhar.

A tentativa de tirar a fotografia perfeita

A malha de Manhattan não só torna possível o Manhattanhenge, como também o torna visível em vários cruzamentos do bairro. O fenómeno será visível ao longo das ruas 14, 23, 34, 42 e 57. Os especialistas recomendam que encontre um local o mais a leste possível, onde ainda possa ver o rio Hudson e Nova Jersey.

Estas ruas estarão provavelmente repletas de fotógrafos e espectadores, por isso chegue cedo para garantir o melhor lugar. Esta noite, haverá um 'meio-sol' no horizonte às 20:13 (fuso horário GMT-4) e amanhã haverá um sol pleno na malha às 20:12.

Os especialistas em fotografia sugerem um f-stop elevado e uma pequena abertura na sua câmara, de modo a obter um efeito de explosão estelar na fotografia. Sugerem também que leve consigo um banco para tirar a fotografia acima das multidões.

Uma segunda oportunidade em julho

Devido à diferença de 29 graus entre o alinhamento de Manhattan e o norte, o espetáculo também é visível em meados de julho. Nos dias 12 e 13 de julho, o sol pôr-se-á mais uma vez entre os arranha-céus de Manhattan.

Em qualquer um dos Manhattanhenge, haverá, sem dúvida, multidões. Se for tentar ver o espetáculo, esteja seguro e consciente das pessoas à sua volta.