Maeklong: onde o mercado e o perigo se encontram
Será este o mercado mais perigoso do mundo? No coração da Tailândia, existe um local que desafia as convenções e que transforma o ordinário em extraordinário. No Maeklong, barracas coloridas e trilhos de comboio partilham o mesmo espaço, criando um espetáculo de suspense e fascinação.
Quando viajamos, conhecer os mercados locais parece-nos uma proposta óbvia. Afinal, é uma das maneiras mais fascinantes e enriquecedoras de vivenciar a essência de um certo destino. Contudo, e apesar do frenesim que possa existir, não é das sugestões mais emocionantes ou que nos ativem a adrenalina — exceto num mercado da Tailândia.
Se acha que os mercados são todos iguais, uma visita ao mercado de Maeklong certamente vai mudar essa perceção. Além de ser uma oportunidade de conhecer a cultura e a gastronomia local, é um momento de viver uma experiência memorável, onde o inusitado encontra o quotidiano, e onde as compras se tornam uma verdadeira aventura.
Prepare a sua câmara, o seu senso de aventura e deixe-se encantar por este espetáculo único!
Cuidado, o comboio está a chegar
Imagine fazer compras num mercado tradicional, com bancas de frutas, verduras, peixes frescos, e uma enorme variedade de produtos locais. Até aí, tudo bem. Agora, acrescente um detalhe algo invulgar: um comboio a passar bem no meio do cenário. Sim, leu bem, é mesmo um comboio.
Conhecido como "Talat Rom Hup", que significa "Mercado do Guarda-chuva que Fecha", Maeklong ganhou fama mundial justamente por causa desta peculiaridade: o mercado está situado ao longo da linha férrea de Maeklong, o que significa que várias vezes por dia um comboio passa pela zona onde os comerciantes e visitantes estão.
Quando o apito soa ao longe, a rotina dos vendedores muda radicalmente em questão de minutos. Com uma coreografia perfeitamente sincronizada, recolhem as mercadorias, dobram as barracas e afastam tudo o que está nos trilhos, abrindo caminho para as carruagens que passa devagar, como se fosse parte de um espetáculo.
A cada passagem do comboio, que surge imponente entre os corredores estreitos, é possível ver os turistas maravilhados, de câmaras em punho, registando cada momento desta experiência única. Assim que a locomotiva passa, num piscar de olhos, os vendedores retornam às suas posições e o mercado volta ao seu ritmo normal, como se nada tivesse acontecido.
Mais do que um mero mercado comum
Apesar do frenesim causado pelo comboio, o mercado de Maeklong é um lugar incrível para explorar. Aqui encontrará desde frutas exóticas e tropicais até temperos aromáticos, roupas e utensílios do dia a dia. A interação com os vendedores locais, sempre simpáticos e sorridentes (exceto quando têm de puxar algum deles da linha do comboio), adiciona um charme especial à visita.
O melhor é que está a apenas 15 minutos dos famosos mercados flutuantes de Damnoen Saduak e Amphawa, o que significa que poderá juntar os dois passeios.
Como foi criado?
A origem do mercado Maeklong remonta antes mesmo da chegada dos comboios à Tailândia. Quando a linha férrea foi construída, em 1905, o mercado, em vez de mudar de lugar, continuou a funcionar nos trilhos.
O mais impressionante é que, apesar de ser visitado por centenas de turistas todos os dias, é 100% dedicado ao comércio local.
Como chegar ao mercado de Maeklong
Maeklong está localizado a 90 quilómetros de Banguecoque. Para chegar até lá tem várias opções, desde reservar uma excursão que inclua transporte, guia, bilhetes e degustações, até ir de comboio, autocarro ou de táxi. A mais rápida e económica será mesmo de autocarro, que parte das estações sul (Sai Tai Mai) e norte (Mo Chit) de Banguecoque. Esta sugestão custa aproximadamente THB60 (1,50€) por pessoa, caso o trajeto saia de Sai Tai Mai, e THB90 (2,30€), a partir de Mo Chit.
Embora o mercado de Maeklong esteja aberto das 7:00 h às 17:00 h, é mais interessante visitá-lo quando passam os comboios. Poderá vê-los seis vezes por dia, às 8:30 h, 9:30 h, 11:15 h, 11:30 h, 14:30 h e 15:30 h.