Lua de Castor 2023: porque se chama assim? Saiba quando observar a Lua Cheia de novembro
Lua de Castor é um dos nomes tradicionalmente atribuídos à Lua Cheia de novembro e que provavelmente tem origem nas tribos nativas norte-americanas. Saiba quando será, como a pode observar e se haverá condições meteorológicas adequadas para tal.
Uma Lua Cheia dá-se cerca de uma vez a cada 30 dias quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham numa linha invisível de 180 graus.
A órbita da Lua varia em relação à da Terra cerca de uns 5 graus, pelo que a Lua está normalmente um pouco mais alta ou mais baixa do que a sombra da Terra, fazendo com que os raios solares iluminem o lado virado para a Terra.
Porque é que a Lua do Castor foi assim designada?
Novembro é o mês do outono em que os castores costumam começar a preparar-se para o frio invernal: constroem diques e armazenam comida nos seus abrigos para reforçarem a sua proteção e sobrevivência. Especula-se que, por causa disto, as tribos nativas da América do Norte tenham decidido batizar assim a Lua Cheia, para prestarem homenagem a estes animais tão astutos e laboriosos.
Outro dos possíveis motivos relaciona-se com os caçadores que tradicionalmente se aventuram na montagem de armadilhas em novembro para a obtenção das peles quentes dos castores, que os ajuda a enfrentar o inverno agreste e rigoroso.
De acordo com o portal de informação Live Science, “o termo “Lua de castor” nasceu durante os anos 30 (século XX), quando o almanaque dos agricultores do Estado norte-americano do Maine começou a usar os nomes dados pelas tribos nativas para as luas”, o que corrobora a informação anteriormente mencionada e que converge com uma das principais possíveis razões por detrás de tal designação para a Lua Cheia de novembro.
Noutras partes do mundo, a “Lua de Castor” tem outras designações. Segundo relata o portal de informação espacial e astronómica starwalk.space, a cultura chinesa atribui o nome “Lua Branca”, a cultura celta chama-lhe “Lua Negra”, a religião Wicca dá-lhe o nome de “Lua da Neve”, a cultura Cherokee atribui o nome de “Lua do Comércio” e, para o Hemisfério Sul as designações são várias: Lua do Milho, Lua do Leite, Lua da Flor e Lua da Lebre.
Quando vai poder observar a Lua cheia de novembro?
Em 2023 a Lua do Castor acontecerá a 27 de novembro, às 09:16 GMT/WET (fuso horário de Portugal continental e Madeira; 08:16 nos Açores) e o nosso satélite natural estará posicionado na constelação de Touro.
Não se preocupe em perder o momento exato da Lua Cheia acima mencionado, dado que a Lua parecerá cheia a olho nu durante mais alguns dias em torno desta data. Após este momento, há que esperar até 15 de novembro de 2024, às 21:29 GMT/WET para a próxima Lua do Castor.
Será que as condições meteorológicas vão permitir uma boa observação?
Tal como avançado nas nossas últimas previsões meterológicas, o tempo em Portugal continental está prestes a mudar devido à chegada de frentes que se traduzirão numa nebulosidade mais densa e extensa e a aguaceiros ou períodos de chuva fraca, precisamente a partir de segunda-feira 27, dia em que ocorrerá a Lua Cheia de novembro.
Obviamente que, com este panorama meteorológico em vista, a Lua Cheia de novembro ou “Lua de Castor” dificilmente será observável, tanto na segunda-feira (27), como na terça (28), pois as nuvens de baixa e média altitude, com humidade associada, dificultarão esse processo.
Apenas da ilha de Santa Maria nos Açores (e pouco mais) poderá ser observada em certos momentos entre segunda e terça-feira - os dias em que a Lua Cheia seria visível a olho nu - sendo que dificilmente será vista desde mais lugares do território continental e insular de Portugal, ainda que não seja impossível (se houver abertas em períodos em que não chova).