Lua Cheia da Páscoa: será que é mesmo Rosa? Saiba quando e como observá-la!
A quarta Lua Cheia de 2023 calhará nesta semana da Páscoa, ainda nos primeiros dias de abril. Porque é conhecida como Lua Cheia Rosa? Saiba quando e como observá-la desde Portugal!
Nesta Quinta-feira Santa, dia 6 de abril, interrompa por uns instantes a azáfama rotineira, observe a escuridão do céu, internalize o “silêncio” cintilante das estrelas e desfrute de uma das Luas Cheias de 2023.
Contamos-lhe aqui o porquê da designação “Lua Cheia Rosa” e, já sabe, mantenha a câmara fotográfica/smartphone e o telescópio ou binóculos junto de si, se os tiver! Saliente-se que não é necessário nenhum equipamento especial para observar esta Lua.
Lua Cheia “Rosa”, porque a chamam assim?
A Lua Cheia Rosa brilhará no firmamento noturno na segunda metade desta Semana Santa, mais precisamente na Quinta-feira Santa, 6 de abril. O céu ficará mais luminoso que o normal dado que a Lua estará na fase de perigeu, ponto da sua órbita mais próximo à Terra, ou seja, a 392.096 quilómetros de distância.
Segundo dados do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a Lua Cheia de abril, a quarta lua cheia das 13 luas cheias de 2023, atingirá o seu ponto máximo às 5:34 da manhã em Portugal continental e Madeira (menos 1 hora nos Açores). Uma boa altura para desfrutar da Lua Rosa e captar bonitos registos fotográficos do satélite natural terrestre em todo o seu esplendor será na noite de Quarta-feira (5) para a Quinta-feira Santa (6), ainda que às 05:34 também o seja, pois o Sol ainda não estará “desperto”.
A Lua Cheia ocorre quando a Terra está numa linha reta entre o Sol e a Lua. Nesta altura, o disco lunar aparece completamente iluminado e com um brilho muito intenso, tornando possível localizar muito facilmente as principais características da face visível da Lua, tais como os mares e as maiores crateras.
Mas porquê “rosa”? Tanto quanto se sabe, o nome de "Lua Rosa” foi primeiramente atribuído por povos nativos dos Estados Unidos - os ameríndios -, devido ao florescimento de uma planta silvestre, a Phlox subulata, também conhecida como phlox rastejante ou phlox de musgo, de acordo com o The Old Farmers Almanac.
A planta veste-se da cor rosa precisamente nesta altura do ano, já entrados no mês de abril, coincidindo também com a primavera do hemisfério norte. Mas, na verdade, a Lua não registará qualquer mudança de cor! Permanecerá alva e deslumbrante no nosso céu, como sempre.
Estado do tempo e como observar a Lua Cheia de abril em Portugal
Com o tempo progressivamente mais estável e quente à medida que a primavera se entranha pelo hemisfério Norte, é de esperar que a Lua Rosa seja facilmente observada. E, de facto, ainda que algumas nuvens altas possam surgir nesta noite de quarta (5) para quinta (6), em geral a noite e madrugada de 6 de abril prevê-se limpa, com as condições essenciais de visibilidade para uma boa observação da Lua.
Todavia, como as noites estão ainda bastante frescas ou frias, recomendamos fortemente que leve bons agasalhos para as observações astronómicas, sobretudo no interior de Portugal continental onde o termómetro poderá inclusive baixar aos 5 ºC, ou até menos. Nos restantes locais do país rondará 7 ºC/ 8 ºC, pontualmente ultrapassando os 10 ºC. Estarão reunidas as condições meteorológicas perfeitas para a observação da Lua Cheia Rosa da Páscoa!
Não perca esta oportunidade! Ainda assim, é sempre bom relembrar que poderá contemplar outra Lua Cheia já no próximo mês de maio, mais precisamente no dia 5, momento da Lua da Flor.