Lua Cheia da Páscoa: será que é mesmo Rosa? Saiba quando e como observá-la!
A quarta Lua Cheia de 2023 calhará nesta semana da Páscoa, ainda nos primeiros dias de abril. Porque é conhecida como Lua Cheia Rosa? Saiba quando e como observá-la desde Portugal!

Nesta Quinta-feira Santa, dia 6 de abril, interrompa por uns instantes a azáfama rotineira, observe a escuridão do céu, internalize o “silêncio” cintilante das estrelas e desfrute de uma das Luas Cheias de 2023.
Contamos-lhe aqui o porquê da designação “Lua Cheia Rosa” e, já sabe, mantenha a câmara fotográfica/smartphone e o telescópio ou binóculos junto de si, se os tiver! Saliente-se que não é necessário nenhum equipamento especial para observar esta Lua.
Lua Cheia “Rosa”, porque a chamam assim?
A Lua Cheia Rosa brilhará no firmamento noturno na segunda metade desta Semana Santa, mais precisamente na Quinta-feira Santa, 6 de abril. O céu ficará mais luminoso que o normal dado que a Lua estará na fase de perigeu, ponto da sua órbita mais próximo à Terra, ou seja, a 392.096 quilómetros de distância.
Segundo dados do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a Lua Cheia de abril, a quarta lua cheia das 13 luas cheias de 2023, atingirá o seu ponto máximo às 5:34 da manhã em Portugal continental e Madeira (menos 1 hora nos Açores). Uma boa altura para desfrutar da Lua Rosa e captar bonitos registos fotográficos do satélite natural terrestre em todo o seu esplendor será na noite de Quarta-feira (5) para a Quinta-feira Santa (6), ainda que às 05:34 também o seja, pois o Sol ainda não estará “desperto”.
A Lua Cheia ocorre quando a Terra está numa linha reta entre o Sol e a Lua. Nesta altura, o disco lunar aparece completamente iluminado e com um brilho muito intenso, tornando possível localizar muito facilmente as principais características da face visível da Lua, tais como os mares e as maiores crateras.

Mas porquê “rosa”? Tanto quanto se sabe, o nome de "Lua Rosa” foi primeiramente atribuído por povos nativos dos Estados Unidos - os ameríndios -, devido ao florescimento de uma planta silvestre, a Phlox subulata, também conhecida como phlox rastejante ou phlox de musgo, de acordo com o The Old Farmers Almanac.
A planta veste-se da cor rosa precisamente nesta altura do ano, já entrados no mês de abril, coincidindo também com a primavera do hemisfério norte. Mas, na verdade, a Lua não registará qualquer mudança de cor! Permanecerá alva e deslumbrante no nosso céu, como sempre.
Estado do tempo e como observar a Lua Cheia de abril em Portugal
Com o tempo progressivamente mais estável e quente à medida que a primavera se entranha pelo hemisfério Norte, é de esperar que a Lua Rosa seja facilmente observada. E, de facto, ainda que algumas nuvens altas possam surgir nesta noite de quarta (5) para quinta (6), em geral a noite e madrugada de 6 de abril prevê-se limpa, com as condições essenciais de visibilidade para uma boa observação da Lua.
Lua Cheia Rosa da Páscoa , quando e como observá-la?
— Alfredo Graça (@alfredomgraca95) April 5, 2023
Madrugada 6 abril 2023 ️
Não precisa de telescópio , os seus olhos bastam para desfrutá-la. Mas binóculos permitem ver mais detalhes .
Vá para um local elevado ️, sem obstáculos e com pouca poluição luminosa. pic.twitter.com/jo6sdkuCDB
Todavia, como as noites estão ainda bastante frescas ou frias, recomendamos fortemente que leve bons agasalhos para as observações astronómicas, sobretudo no interior de Portugal continental onde o termómetro poderá inclusive baixar aos 5 ºC, ou até menos. Nos restantes locais do país rondará 7 ºC/ 8 ºC, pontualmente ultrapassando os 10 ºC. Estarão reunidas as condições meteorológicas perfeitas para a observação da Lua Cheia Rosa da Páscoa!
Não perca esta oportunidade! Ainda assim, é sempre bom relembrar que poderá contemplar outra Lua Cheia já no próximo mês de maio, mais precisamente no dia 5, momento da Lua da Flor.