Lavanda, a fragrância do mês de abril.
Neste mês de abril destacamos a alfazema. Fique aqui a saber mais sobre este pequeno arbusto que é conhecido por nós trazer paz e calma na hora de dormir.
Originária das regiões montanhosas, ensolaradas e secas do Mediterrâneo, a alfazema ou lavanda é uma planta muito procurada devido ao seu aroma suave e refrescante, associado à tranquilidade e pureza, emitido através das suas folhas e flores.
O seu nome, Lavanda, deriva do latim Lavare, que significa lavar, pela sua utilização nos banhos romanos e como perfume.
A alfazema é um arbusto perene de médio porte que, consoante as espécies, pode atingir até 1 metro de altura. Ramifica-se desde a base, e apresenta uma folhagem verde-acinzentada e espigões com flores azuis-arroxeadas ou violetas na época de floração.
Devido ao seu aroma atrai insetos polinizadores e abelhas, funcionando ainda como repelente natural contra diversas pragas.
Para além da alfazema, este mês pode apostar na plantação de algumas hortícolas como a abóbora, cenoura, espinafres, nabos, manjericão, beringela e chuchu.
Benefícios da lavanda
Os benefícios da lavanda ou alfazema são conhecidos de todos: desde iluminar a pele a equilibrar e apaziguar o sistema nervoso, esta planta tem ajudado desde há séculos a promover o nosso bem-estar.
Com as flores deste pequeno arbusto é possível fazermos chá de lavanda, um excelente aliado no tratamento de problemas digestivos, dores corporais, de cabeça, problemas cardíacos, respiratórios, náuseas e insónias.
Os óleos essenciais de lavanda, mais utilizados para a produção de cosméticos, são eficazes na recuperação de lesões e na promoção de saúde de toda a pele, atuando como antioxidante, cicatrizante e calmante.
Principais benefícios da lavanda |
---|
Ajuda no bem estar da pele; |
Ajuda no combate à ansiedade; |
Ajuda no tratamento de náuseas e insónias; |
Ajuda nos problemas de saúde mental. |
Fonte: Essentia Pharma |
Como cultivar as suas alfazemas com sucesso
Durante este mês de abril até maio pode começar a semear as suas alfazemas, para isso deve escolher um local ensolarado. A alfazema é muito resistente tanto ao frio como ao calor, devendo ser plantada em jardins, canteiros ou floreiras com grande exposição solar.
Quanto ao tipo de solo, este deve ter uma boa drenagem. Nos solos argilosos e em solos encharcados, com fraco escoamento estes arbustos não se desenvolvem e acabam por morrer.
O tipo de rega indicado deve ser o sistema gota a gota no pé das plantas. Deve evitar a rega por aspersão para não molhar as folhas. Depois de bem estabelecidas e enraizadas, as alfazemas são bastante tolerantes à seca.
Relativamente à poda, é essencial podar as alfazemas todos os anos. Deve realizar a poda preferencialmente no fim do verão ou no início da primavera e evitar fazê-la no outono e inverno.