Lagoa “pintada” de rosa na Patagónia: porquê?
Uma lagoa na região sul da Patagónia, na Argentina, mudou de cor naquele que pode ser considerado um fenómeno impressionante, mas igualmente preocupante. Saiba o porquê aqui!
As cores da água, outrora azul cristalinas, estão agora em tons rosa na Patagónia, no sul da Argentina. Os moradores testemunharam um espetáculo bastante confuso na lagoa do Corfo - principal área de pesca da região - já que esta ficou rosa brilhante.
Contudo, não há nada de festivo ou simbólico pois é a consequência direta de um derramamento maciço de produtos químicos diretamente nas águas do rio Chubut, uma província com cerca de 600.000 habitantes, que tem na agricultura, indústria alimentar, pesca e turismo as bases da sua economia.
O composto responsável por esta cor é o sulfito de sódio. É usado como conservante antioxidante na indústria pesqueira, muito ativa na região que o utiliza amplamente para evitar o escurecimento dos crustáceos.
Segundo a Agence France-Presse, como forma de protesto, os residentes da cidade de Rawson bloquearam as estradas impedindo os camiões, que levavam água, de chegarem às estações de tratamento nas redondezas. Com este bloqueio, as fábricas foram autorizadas a descarregar as águas dos camiões nos lagos, o que tornou a água cor-de-rosa já há quase uma semana. Esta não é a primeira vez que o fenómeno acontece e o lago não é usado para fins recreativos pela população.
Pressão Ambiental
Juan Michloud, responsável por controlo ambiental, refere que a cor avermelhada não causa danos, desaparecendo em poucos dias. No entanto, outros ambientalistas manifestaram preocupação sobre como é que esta situação poderá afetar outras fontes de água, uma vez que o lago alimenta o rio Chubut e outros recursos hídricos.
Segundo Federico Restopo, engenheiro ambiental citado pela India Times, estes resíduos devem ser tratados sistematicamente para garantir que não sejam perigosos, pois podem vir a perturbar consideravelmente o ecossistema local, assim como a população, oprimida por maus odores e a proliferação de insetos.
Lagos que adquirem cor rosa naturalmente
Para além da poluição, existem, espalhados pelo mundo, como nos Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, Espanha e Senegal, lagos com esta característica tão incomum.
Ainda há muito a ser estudado, mas os cientistas acreditam que a coloração rosa das águas se dá graças à presença de microalgas que vivem em locais com elevados níveis de sal e baixas concentrações de nutrientes. Microalgas, como a Dunaliella salina, produzem betacaroteno, um pigmento que, ao absorver a luz solar para gerar energia, tornaria a água cor-de-rosa.
Mas o mais famoso e sumptuoso dos lagos cor-de-rosa situa-se em Middle Island, uma das ilhas do arquipélago de Recherche, na Austrália. O lago Hillier tem cerca de 600 metros de comprimento e, num surpreendente contraste de cores, é rodeado por uma borda cristalina de sal, dunas e uma estreita faixa de vegetação que o separa do oceano.
Na Europa, a Salina de Torrevieja é um lago de sal que envolve Torrevieja, uma cidade que possui um microclima declarado como um dos mais saudáveis da Europa pela OMS (Organização Mundial de Saúde), uma vez que traz benefícios para a pele e para os pulmões. Para além dos efeitos benéficos que a alta salinidade da água possa ter, as lamas negras que se encontram nas proximidades do lago também são uma grande atração devido às suas propriedades terapêuticas.