Japão: Tufão Hagibis provoca mortos, caos e destruição
O Hagibis já é considerado o tufão mais devastador das últimas seis décadas no Japão. Terá provocado pelo menos 33 mortos e inúmeros estragos depois das chuvas torrenciais, vento com rajadas superiores a 200 km/h e mar agitado. Imagens impressionantes!
Tufão #Hagibis no Japão. Nas últimas horas, chuvas torrenciais e rajadas de vento muito fortes estão causando problemas muito importantes em algumas áreas do país pic.twitter.com/DcLvePwoqz
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) October 12, 2019
As autoridades japonesas já contabilizam 33 mortos este domingo depois da devastadora aparição do tufão Hagibis, que ontem provocou caos e destruição pelo arquipélago nipónico. Mais de 170 pessoas ficaram feridas e há pelo menos 17 desaparecidos, de acordo com a NHK (emissora japonesa), que tem mostrado imagens áreas residenciais completamente inundadas devido às enchentes massivas a que os rios foram sujeitos.
Tornado no Japão. Pouco antes da chegada do tufão #Hagibis, este poderoso tornado foi avistado em Chiba ️ pic.twitter.com/o0VJoS6xU0
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) October 13, 2019
O tufão Hagibis fez landfall ontem quase às 19 horas (11 horas em Portugal continental) e duas horas depois, alcançou Tóquio com rajadas de vento superiores a 200 quilómetros por hora, segundo informações providenciadas pela Agência Meteorológica do Japão. Um assustador tornado foi também avistado perto de Chiba!
This Typhoon in Japan last year was 400km wide.#Hagibis is 1400km wide.
— Martin Cross (@MartinXRugby) October 11, 2019
Stay inside.#RWC2019 pic.twitter.com/RtGX2VWrzu
O caos alastrou-se por várias cidades como Nagano, Miyagi, Kawasaki, ou Fukushima. Na província de Nagano, as chuvas torrenciais fizeram transbordar o rio Chikuma, arrastando veículos. Na cidade de Sano, em Tochigi, a enchente no rio Akiyama atingiu uma área residencial, à qual já acorreram equipas de resgate, incluindo as forças militares. Aliás, o Governo japonês mobilizou 27 mil membros das Forças de Autodefesa (exército) para prestar auxílio.
Japanese military personnel rescue residents stranded by high waters brought by typhoon Hagibis.
— ABC News (@ABC) October 13, 2019
As many as 33 are dead from the storm, local media reported. https://t.co/CgDB8ortEt pic.twitter.com/JNf30clhC1
Entretanto, as redes de energia do Japão necessitam de ser fortalecidas, após quase 300 mil casas terem ficado sem eletricidade. Mais de sete milhões de pessoas foram aconselhadas a deixar as suas casas, tendo dezenas de milhares sido acolhidas em centros de abrigo. Este poderoso tufão também obrigou ao adiamento da qualificação para a corrida de Fórmula 1 (GP do Japão), em Suzuka, de ontem para hoje, bem como o cancelamento de três jogos do mundial de Râguebi.