Japão abalado por um forte terramoto, alerta de tsunami em vigor
O fenómeno atingiu uma magnitude de 7,3 e ocorreu às 23:36 hora local, 14:36 em Portugal. Aqui estão os relatos dos utilizadores nas redes sociais.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um alerta de tsunami esta quarta-feira após a ocorrência de um terramoto de magnitude 7,3 ao largo da costa de Fukushima e Miyagi, no nordeste do país. O sismo ocorreu às 23:36 hora local e a uma profundidade de 60 quilómetros, segundo aquilo que foi relatado.
O aviso adverte que as alturas do tsunami atingem até 1 metro acima dos níveis normais das marés, e as ondas iniciais chegam à costa por volta da meia-noite, hora local. De acordo com o Centro De Alerta De Tsunami Do Pacífico dos EUA, não se espera um tsunami em toda a bacia do Pacífico neste momento.
Por parte da central nuclear de Fukushima, foi anunciado que está a ser feita uma análise para verificar se o movimento causou mais danos nas instalações. A central está em processo de desmantelamento desde a crise nuclear desencadeada pelo terramoto e posterior tsunami de 2011.
Desta vez, o epicentro ocorreu a 89 quilómetros do devastador sismo de 2011 que provocou um tsunami com ondas de 9 metros e deixou 22.000 pessoas mortas ou desaparecidas.
O terramoto do Japão de 2011 teve uma magnitude de 9,1, cerca de 63 vezes mais forte, e libertou cerca de 500 vezes mais energia do que o terramoto desta quarta-feira.