Janeiro dá-nos o seu melhor: a cultura do kiwi

Damos início a um novo ano e neste mês de janeiro destacamos o fruto da época Kiwi. Fique aqui a saber quais os seus benefícios para a saúde e aprenda como fazer para o ter na sua horta.

Kiwi
O kiwi possuí uma polpa de coloração esverdeada e uma casca castanho-esverdeada, coberta por uma espécie de micropêlos que lhe dão um aspeto fibroso. Fonte: Wikimedia Commons

Bem-vindos a 2024!

Damos início a mais um ano e começamos também este mês de janeiro a dar destaque a um fruto da época: o kiwi.

O kiwi está presente em muitas hortas de Portugal Continental, mesmo em regiões com climas mais frios. Vamos então descobrir como.

Atualmente, com os avanços da produção agrícola, é possível encontrar uma grande variedade de frutas e legumes durante todo o ano.

No entanto, as frutas e legumes da época são habitualmente mais frescos, mais saborosos, mais económicos e ainda mais nutritivos quando comparados aos mesmos alimentos produzidos fora de época.

Estas são as principais razões pelas quais devemos consumir alimentos sazonais, aliadas ainda à menor concentração de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes.

Para além disso a fruta e os legumes da época ajudam a satisfazer as necessidades do nosso organismo consoante a época do ano. Por exemplo, nos meses de inverno, em que estamos mais suscetíveis a gripes e constipações, o nosso organismo necessita de alimentos ricos em vitamina C.

Assim, durante o mês de janeiro, devemos dar primazia às frutas como o abacate, ananás, anona, banana, laranja, limão, maçã, maracujá, amêndoa, noz, kiwi, clementina e pinhão.

No que respeita os legumes, devemos consumir abóbora, agrião, aipo, alface, alho-francês, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, grelos, couve-flor, couve de bruxelas, couve chinesa, couve galega, couve lombarda, couve portuguesa, repolho, rúcula, nabiça, nabo, rabanete e espinafres.

Os principais benefícios do Kiwi

O kiwi, conhecido como “groselha chinesa”, cresceu de forma selvagem na Ásia durante séculos e sempre em climas quentes. Mas as plantas resistentes de kiwi (Actinidia arguta) apresentam uma grande oportunidade para os jardineiros de regiões mais frias.

O kiwi é uma fruta rica em betacarotenos, compostos com propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres e protegem a pele contra os danos causados pelos raios UV do sol, evitando o envelhecimento precoce.

Além disso, o kiwi também é rico em vitamina C, um nutriente que aumenta a absorção de ferro presente nos alimentos, ajudando a prevenir e combater a anemia.

Principais benefícios do Kiwi para a sua saúde
Combate a prisão de ventre pois é rico em pectina, um tipo de fibra
Evita a pressão alta devido às suas quantidades de potássio
Diminui o colesterol e triglicerídeos pois contribui para a diminuição da absorção de gorduras
Evita a diabetes porque apresenta um baixo índice glicémico
Fortalece o sistema imunológico, sendo rico em vitamina C e carotenoides
Fonte: Nutricionista Tatiana Zanin

Como devemos plantar o kiwi?

De acordo com o nutricionista para a Saúde Pública, Andrew Carberry, o kiwi é uma fruta popular que cresce em videiras em regiões de clima temperado.

Embora cada videira produza centenas de frutas, esta planta demora entre três a sete anos para atingir a maturidade.

Videira de Kiwi
Para a planta se desenvolver necessita de um mês de clima frio, com temperaturas entre - 1 a 7 ºC. O kiwi pode ser cultivado em locais com um inverno intenso. Fonte: Wikimedia Commons

Para dar início à plantação do kiwi compre as sementes ou retire-as da fruta fresca. Germine as sementes, colocando-as num saco plástico com um papel húmido. Feche o saco e coloque-o num local quente e vá verificando todos os dias, até elas brotarem.

Uma vez germinadas, coloque 3 a 4 sementes em vasos, mesmo com o papel e coloque as plantas num local que receba bastante luz, num beiral de uma janela, por exemplo.

Uma vez crescidas, arranje espaço no seu jardim para transplantar a planta. A maioria dos pés de kiwi prefere sol pleno ou sombra parcial. O kiwi é uma planta trepadeira que pode atingir até aos 9 metros de altura, por isso arranje uma estrutura resistente para que sustente bem a planta.

Por fim, proteja os pés de kiwi dos animais, amarre os ramos aos suportes, à medida que a planta for crescendo e faça podas regulares.

Quando os kiwis começarem a mudar de cor, apresentarem uma cor acastanhada, está na hora de os colher.

Boas plantações!

Referência do artigo: Tatiana Zanin (2022), 10 benefícios do Kiwi e como consumir (receitas)