Já pode mergulhar na piscina de água aquecida a poucos minutos do Porto
Está aberta a época balnear. A estrutura, com água a rondar os 29 graus, está inserida na praia de Canide Norte e tem uma profundidade máxima de um metro. O melhor é que o acesso é gratuito.
O calor está a apertar em Portugal continental (talvez, até demais), o mar está azul e já ninguém resiste a um mergulho. Ou será que não é bem assim?
Apesar do sufoco no areal, a água de algumas praias portuguesas consegue manter-se desconfortavelmente fria. É o caso da maioria das praias da zona do Porto e arredores.
Quem é do Norte sabe que tomar banho nem sempre é uma tarefa simples. O processo implica várias etapas, desde mentalizar-se, a começar a molhar as pontas dos dedos, até, eventualmente, vir uma onda inesperada e acabar por banhar partes do corpo que até então não tivera coragem. Afinal, a temperatura da água coloca à prova até os mais corajosos.
Agora, porém, há uma solução para quem quer muito dar um mergulho, mas que ainda não conseguiu arranjar coragem para entrar no mar: uma piscina de água aquecida na Praia de Canide Norte.
Uma piscina pensada para os mais friorentos
Onde poderá encontrá-la? Localizada em Canidelo, no concelho de Vila Nova de Gaia, entre os bares Grão de Areia e Ar de Mar.
É verdade. Depois do sucesso dos anos anteriores, o tanque de água salgada da Praia de Canide Norte voltou a abrir ao público 29 de junho. Mas prepare-se: o spot é tão concorrido que, o mais provável, é apanhar fila. Afinal, só podem entrar 50 visitantes de cada vez.
Antes de mergulhar é necessário passar por um duche para remover a areia que possa ter no corpo. A seguir, é possível aproveitar a infraestrutura durante um máximo de 30 minutos.
Não, não vale a pena ir para lá de madrugada para evitar as multidões, já que só poderá lá entrar das 9:30 h às 19:30 h. De qualquer das formas, o tempo de espera dependerá do período em que quiser frequentá-la. Deixamos também o aviso: os menores de 12 anos só podem entrar acompanhados por um adulto.
Um projeto sustentável
“A piscina é 100 por cento sustentável, uma vez que é usada água do mar, aquecida por painéis solares (energia renovável), e será monitorizada permanentemente”, avançou em comunicado a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, aquando a inauguração.
E como é que surgiu a ideia para a criação desta praia? “Partimos de uma premissa que é considerar que temos as melhores praias do País, mas tínhamos dois problemas concretos: a água fria e a nortada”, explicou à NiT o presidente do conselho de administração das Águas de Gaia, Miguel Lemos Rodrigues, aquando da inauguração. Parece que conseguiram colmatar, então, estes obstáculos.
Entrar nesta piscina é quase como entrar no mar. Porquê? Porque começará num patamar quase plano, que vai, gradualmente, aumentando até aos 50 centímetros (altura a meio da piscina). Ao chegar à ponta contrária, estará com um metro de profundidade de água.
Depois do banho de água quente e tranquila, os visitantes podem estender as toalhas ao redor da piscina para aproveitar o sol.