IPMA eleva para 6 os distritos sob aviso amarelo: saiba os efeitos mais adversos da gota fria

Gota fria e ar polar provocam mudança de tempo em Portugal continental e levam à ativação de aviso amarelo em 6 distritos. Para as próximas horas e dias prevê-se chuva forte e possibilidade de neve, trovoada e granizo.

Tal como previsto pela Meteored, o estado do tempo em Portugal continental arrefeceu significativamente esta quarta-feira, 13 de novembro. A gota fria e o ar polar continental contido nesta depressão isolada em altitude, aliadas ao fluxo de nordeste, foram responsáveis por provocar a descida generalizada das temperaturas, mais acentuada nas regiões do interior.

Hoje, dia 13, prevê-se precipitação no Norte e Centro, sendo mais provável e frequente no interior destas regiões. Devido à combinação do frio com a precipitação na região das Beiras e Serra da Estrela existe a possibilidade de queda de neve acima dos 1400 metros de altitude durante a tarde e até ao início desta quarta-feira (13). O aviso amarelo de neve já está ativo para os distritos da Guarda e de Castelo Branco.

Nas próximas horas a gota fria transformar-se-á numa depressão fria isolada - passará a ser uma baixa com reflexo à superfície - ao deslocar-se para o sudoeste de Portugal continental, rumo ao Cabo de São Vicente.

Posteriormente, posicionada algo mais a oeste do nosso país, os mapas de referência da Meteored revelam que continuará a produzir tempo chuvoso e instável até, sábado, 16 de novembro. Não se exclui a possibilidade de novos avisos meteorológicos serem emitidos para o dia 16.

Amanhã - quinta-feira, 14 de novembro - a instabilidade atmosférica intensificará. Com a movimentação da depressão fria isolada para o sudoeste de Portugal continental, em direção ao Cabo de São Vicente, espera-se que a precipitação chegue primeiro às regiões mais a sul (Algarve e Alentejo) e depois mais a norte (Lisboa e Setúbal).

Mapa de precipitação acumulada até às 21:00 de sábado, 16 de novembro. A depressão fria isolada, com o seu núcleo posicionado já a oes-sudoeste de Portugal continental no sábado (16), continuará a produzir períodos de chuva forte, trovoada e granizo no nosso país nos próximos dias.

Para quinta-feira (14), o aviso amarelo por chuva, trovoada e granizo já está ativo para os distritos de Faro e Beja (06:00 às 12:00) e para os de Lisboa e Setúbal (12:00 às 18:00). Para amanhã, dia 14, é também expectável uma subida das temperaturas devido ao ar mais ameno proveniente das latitudes a sul, impulsionado pela trajetória da depressão.

Avisos meteorológicos podem vir a ser alargados a mais distritos e a outros períodos dos próximos dias

Para sexta-feira (15) espera-se mais uma jornada de tempo instável e chuvoso. O aviso amarelo, válido de momento para as regiões do Algarve e Baixo Alentejo, estará em vigor entre as 06:00 e as 15:00 de 15 de novembro devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros fortes, potencialmente acompanhados de trovoada. Pontualmente a precipitação poderá expressar-se sob a forma de granizo.

Além disto, tanto para sexta (15), como para sábado (16), os mapas de referência da Meteored detetam a possibilidade de um eventual agravamento do tempo instável em território nacional, gerado pelo aparecimento de novas vagas de precipitação convectiva (aguaceiros, trovoada e granizo). Deste modo, não se descarta a possibilidade de que novos avisos meteorológicos sejam emitidos para mais regiões e para outros períodos dos próximos dias.