IPMA ativa Aviso Amarelo em 13 distritos de Portugal: antes do frio, prevê-se chuva forte e vento intenso nestas regiões
Para quinta-feira prevê-se chuva, por vezes forte e persistente, devido à passagem de uma frente, reforçada por um rio atmosférico. Depois, na sexta, ocorrerá uma descida acentuada da temperaturas, com geadas e possível queda de neve em Portugal continental. Eis a previsão!
Esta quarta-feira (29) já ocorreu chuva fraca, por vezes moderada em Portugal continental, que atingiu principalmente as regiões a oeste da Barreira de Condensação (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu), mas também as mais meridionais do país, sob a forma de aguaceiros fortes, nalguns casos com trovoada associada (Beja e Faro).
A precipitação também surgiu noutras zonas do país, mais fraca e dispersa. Esta quarta-feira (29) também tem sido ventosa, com rajadas até 50 km/h.
Amanhã a chuva será localmente intensa nestas regiões
Para quinta-feira (30) prevê-se chuva abundante de norte a sul de Portugal continental, bem como um reforço da sua intensidade. 13 distritos do Continente estarão em Aviso Amarelo amanhã por causa deste episódio meteorológico.
Assim, amanhã, uma frente associada a uma depressão a oeste da Península Ibérica produzirá precipitação, sobretudo nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, onde haverá risco de inundações nas áreas urbanas historicamente vulneráveis. O carácter forte e persistente da chuva nas zonas centrais e meridionais do país dever-se-á ao impacto direto de um rio atmosférico.
Na Região Autónoma da Madeira também se prevê aguaceiros ou chuva localmente intensa, acompanhada de trovoada para esta quinta-feira (30), não se excluindo o risco de inundações e cheias.
No Centro e Sul de Portugal continental prevê-se vento fraco a moderado de Sudoeste, pontualmente forte, com rajadas de até 70 ou 80 km/h. Na Madeira o mesmo cenário, mas com rajadas até 65 km/h. Nos Açores a instabilidade já praticamente terá passado.
Para quinta-feira (30) espera-se uma descida das temperaturas, pois o ar polar começará a chegar ao nosso país, provocando um arrefecimento térmico generalizado. Não se exclui a possibilidade de queda de neve entre quinta (30) e sexta-feira (1) nos pontos mais elevados da Cordilheira Central e das serras do extremo norte.
Dezembro vai começar frio e com geadas, mas não por muito tempo
Na sexta-feira (1) só deverá chover no Alentejo Central, Baixo Alentejo e Algarve, à medida que a frente for rodopiando pelo Sul do país, para leste. Poderão surgir aguaceiros fracos e dispersos no Litoral Norte e Centro.
O céu diminuirá gradualmente de nebulosidade, com boas abertas e possibilidade de céu limpo, esperando-se uma nova descida pronunciada das temperaturas. O vento soprará fraco a moderado de Nor-Noroeste, por vezes forte nalgumas zonas do país. Na Madeira já só cairá chuva fraca.
No sábado (2) irão imperar as altas pressões, mas não se exclui a possibilidade de aguaceiros ou chuviscos isolados em pontos do Norte e Centro. O tempo estará bem mais frio e as geadas assumirão o protagonismo em várias zonas do interior Norte e Centro.