Inundações e deslizamentos de terra provocam mortes em França e Itália

Um severo deslizamento de terra num viaduto duma auto-estrada na Ligúria, província de Savona, provocou um colapso impressionante das estruturas. O tempo adverso atingiu França e Itália em força, tendo causado pelo menos 5 vítimas mortais. Saiba mais aqui!

Pelo menos cinco pessoas falecerem devido às chuvas torrenciais que varreram o litoral sul de França e a costa italiana nos últimos dias, segundo as autoridades locais. Há estradas encerradas na Riviera Francesa (Côte d’Azur), sul de França, e o caudal dos rios em Itália continua a aumentar, depois das severas inundações que ocorreram no fim de semana.

O Governo da região francesa de Var contabilizou quatro vítimas mortais: um casal de 70 anos, cujo carro ficou submerso na cidade de Grasse, uma pessoa falecida após um barco de resgate francês ter afundado no Mediterrâneo e uma outra encontrada dentro de um carro. Mantém-se o alerta laranja ativado pelo serviço meteorológico francês.

No norte da Itália, morreu uma mulher depois de as águas do rio Bomida arrastarem o seu carro. Na Ligúria, houve abatimento de terras e um viaduto da auto-estrada A6 colapsou perto da cidade de Altare, na província de Savona. Este abatimento foi gerado por um enorme deslizamento de terra, que destruiu pilares de cimento que sustentavam o viaduto, alargando o raio de destruição por várias dezenas de metros.

Não há registo de vítimas nesta área geográfica. Num vídeo viral que circulou pelas redes sociais nas últimas horas, consegue-se observar a situação caótica da auto-estrada A6 poucos minutos depois do colapso.

O colapso do viaduto causou problemas de circulação, bloqueando uma importante artéria viária. Nos vídeos pode ver-se a estrada bloqueada na noite passada, com veículos de emergência ainda a verificar se ninguém tinha sido abalroado por esta situação caótica.