Inundações causam a morte de dezenas de pessoas no Sudeste Asiático
Alguns países do Sudeste Asiático têm sofrido com grandes acumulados de chuvas e inundações severas, numa combinação de chuvas torrenciais sazonais e a chegada de tempestades tropicais. Dezenas de pessoas já morreram no Vietname e Camboja.

Dezenas de pessoas morreram devido à ocorrência de grandes inundações e fortes tempestades tropicais no sudeste da Ásia. No Vietname as inundações já foram responsáveis pela morte de pelo menos 90 pessoas, a maioria das vítimas foi levada pelas águas e pelo menos outras 32 pessoas estão desaparecidas nas províncias centrais do país.
De acordo com a autoridade nacional de gestão de desastres do Vietname, as enchentes inundaram mais de 109 mil casas e 584 hectares de plantações, além de danificar estradas e pontes. Cerca de 46 mil pessoas foram evacuadas das áreas mais afetadas pelas enchentes.
VIDEO: At least 18 people have died and more than a dozen are missing after floods submerged homes in central #Vietnam and rough seas capsized fishing boats, authorities said Monday pic.twitter.com/AgqKf8ymXD
— AFP news agency (@AFP) October 12, 2020
Um único deslizamento de terra que ocorreu na passada segunda-feira (12) enterrou 17 trabalhadores da construção de uma barragem hidroelétrica na província central de Thua Thien Hue. As autoridades ainda não sabem se há sobreviventes.
Algumas áreas na região central do Vietname registaram mais de 1.5 metros de chuva na semana passada. No período de 5 a 11 de outubro, Huong Linh na província de Qang Tri registou 1 520 mm de chuva e A Luoi em Thua Thien-Hue, 1 888 mm! A estrada nacional que liga o norte ao sul do país foi inundada e voos locais foram cancelados. Vilas inteiras ficaram submersas nas províncias de Quang Tri e Quang Nam, inclusive a cidade imperial de Hue e o ponto turístico de Hoi An.
#VIETNAM
— BBC Weather (@bbcweather) October 10, 2020
Some parts of central Vietnam have already seen over 1250mm of rain in just 5 days, leading to devastating floods.
Tropical Storm #Linfan will now intensify the rain even further over the next few days, worsening the situation.@BBCWorld pic.twitter.com/o89FSZXIYg
O Vietname está sujeito a tempestades destrutivas e inundações durante a sua estação chuvosa que dura de junho a novembro, associado ao período de monções. As chuvas sazonais foram agravadas pela passagem da Tempestade Tropical Linfa que atingiu as províncias Quang Nam e Quang Ngai, região central do país, no passado domingo (11). Alguns locais nas províncias de Qang Tri, Quang Dien e Thua Thien-Hue registaram acumulados de precipitação de 180 a 210 mm em 24 horas, entres os dias 11 e 12 de outubro.
De acordo com as previsões meteorológicas, infelizmente a situação do Vietname continuou a agravar-se na última semana devido à chegada de um novo sistema tropical, a Tempestade Tropical Nangka, formada sobre o Mar da China. Nangka atingiu o norte do Vietname na última quarta-feira (14), tendo causado chuvas fortes e acumulados de até 400 mm em partes do norte e centro do país entre quarta e sexta-feira (16).
Tropical Depression #NikaPH has intensified and becomes Tropical Storm #Nangka by JMA.
— Matthew S. Cuyugan (@MatthewSCuyugan) October 12, 2020
It is the 16th named tropical cyclone in the WPac basin this 2020.
The name #Nangka was contributed by Malaysia, which means "jackfruit".
Here in the PH, it is known as "langka". pic.twitter.com/FhImL5AmpN
Este cenário de grandes inundações não se limita somente ao Vietname. No país vizinho, o Camboja, as enchentes mataram pelo menos 11 pessoas desde o início do mês. Além das fatalidades, centenas de famílias foram evacuadas para as regiões mais altas do país.
Na Tailândia, severas inundações atingiram a província de Nakhon Ratchasima nos últimos dias, danificando estradas e casas. Cerca de 12.000 pessoas foram afetadas no distrito de Pak Chong, onde alguns residentes foram evacuados para áreas mais altas. Em Laos, as enchentes dos rios Xepon e Xebanghieng danificaram muitos campos de arroz e 900 famílias foram afetadas em 21 aldeias.