Inundações: americanos trabalham numa arma secreta que pode combater os seus efeitos
Escondida dos cidadãos comuns, alguns bairros americanos estão a ser equipados com tecnologia que permite mitigar os efeitos das cheias. Fique a saber tudo sobre este assunto, connosco!
No último ano, o executivo municipal de Nova Iorque apostou na instalação de um piso especial, que visa minimizar o efeito destruidor das inundações em espaço urbano. Mais de 6 km de alcatrão foram substituídos por um material mais poroso, que permite a rápida infiltração da água da chuva.
De cor ligeiramente mais clara, a diferença a olho nu é quase imperceptível. A sensação a conduzir é idêntica à do asfalto e das estradas pavimentadas com cimento. Sendo em tudo igual aos pisos tradicionais, este piso oferece a grande vantagem de uma infiltração rápida, que pode fazer a diferença em áreas mais suscetíveis e vulneráveis às inundações.
Instalação dos materiais
Este pavimento permeável tem sido instalado em alguns bairros da cidade de Nova Iorque, nomeadamente os que tradicionalmente mais sofrem com os efeitos das inundações. Tendo em conta as alterações climáticas, espera-se que estas áreas sejam afetadas com mais frequência e com mais intensidade, nos próximos anos.
Para além disso, sabe-se que nas cidades as áreas naturais ou verdes, responsáveis pela absorção das águas das chuvas foram quase integralmente substituídas por edifícios, ruas e estradas, infraestruturas que impermeabilizaram o solo, contribuindo para a escorrência superficial e consequentemente para a ocorrência de inundações.
Só em Nova Iorque, estima-se que 70% da área da cidade esteja impermeabilizada. A maioria dos cursos de água superficiais foram entubados, ou mesmo substituídos pela rede de saneamento básico. Numa região onde os valores de precipitação anuais são elevados, com tendência a aumentar, esta é a receita perfeita para o desastre!
A instalação deste pavimento poroso tem como objetivo suavizar a paisagem estritamente urbana, permitindo que a água da chuva atinja o subsolo. Mesmo com a utilização desta “arma secreta” sabe-se que as ocorrências de chuva abundante têm sempre o potencial de causar estragos, destruição e até vítimas na população.
Implementação e resultados
Desde 2017 que o município de Nova Iorque está a aplicar no terreno o pavimento poroso com resultados bastante aceitáveis. Esta inovação é instalada em faixas, com uma largura aproximada de 1 metro, que são instaladas nas bermas, paralelas aos passeios. Funciona quase como uma sarjeta, paralela ao sistema de recolha de águas pluviais.
Curiosamente, a cidade que nunca dorme continua a enviar os seus esgotos para uma rede que foi construída há cerca de 150 anos. Em cerca de 60% da sua extensão, às águas residuais juntam-se as águas pluviais. Isto significa que quando ocorrem inundações, uma mistura de esgotos e águas da chuva acabam por fluir para os grandes cursos de água superficiais, como é exemplo o East River.
Este pavimento permeável é composto por várias camadas que ajudam a drenar as águas, quase como se fossem as várias camadas de uma lasanha: na superfície, um painel de 15cm de espessura, logo abaixo uma camada de pedras de pequenas dimensões permite que o painel esteja nivelado; uma camada de pedras maiores está em contacto com o solo e favorece a infiltração da água.
Apesar de os resultados serem promissores, sabe-se que este tipo de piso requer uma manutenção cuidada, já que os sedimentos e alguns tipos de sujidades, como folhas ou embalagens, podem entupir os poros e diminuir a taxa de infiltração.