Instabilidade atmosférica e frio marcam o fim de semana em Portugal: saiba quais as regiões mais afetadas
Como temos vindo a avançar nas nossas previsões, o cenário meteorológico em Portugal sofre hoje uma mudança. Para além da chuva, também o frio se instalou em boa parte do território.
Esta sexta-feira contará com céu parcialmente limpo, podendo contar com algumas nuvens e períodos de chuva fraca a moderada em alguns locais das regiões Norte e Centro.
O fim de semana será instável e com temperaturas abaixo da média
Ainda que a chuva se disperse ao longo das horas, estima-se que no início da madrugada de amanhã, esta volte ao território, com mais expressão, especialmente durante a manhã.
Este episódio de precipitação poderá ter mais impacto na faixa litoral, a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas. Ainda assim, é esperado que nas últimas horas do dia, esta instabilidade se afaste do país.
Desta forma, no domingo é esperado um dia soalheiro, com alguns períodos de nebulosidade na parte da manhã nas regiões norte e sul, podendo haver ocorrência de precipitação no nordeste transmontano durante a tarde, ainda que passageira.
As temperaturas diminuem significativamente já hoje
É ainda importante referir que as temperaturas vão diminuir de forma significativa já no dia de hoje, sexta-feira, por todo o país, devido à chegada de uma massa de ar polar marítima.
Esta irá resultar em temperaturas mínimas abaixo dos 5ºC nos distritos de Bragança e Guarda, sendo que a madrugada de sábado deverá ser a mais fria deste episódio, onde os termómetros podem baixar até aos 3ºC no distrito da Guarda, podendo mesmo chegar aos 0ºC nos pontos mais altos da Serra da Estrela. No entanto, no domingo, os valores da temperatura voltam a subir ligeiramente.
Próxima semana começa com o mesmo mote de instabilidade
O início da próxima semana será também um pouco instável. Apesar de não haver previsão de chuva para segunda-feira, apesar de a nebulosidade começar a surgir após as últimas horas da manhã, é possível que na terça haja a ocorrência de aguaceiros fracos a moderados, mas desta vez, para o sul do país.
Este episódio de precipitação para o sul surgirá devido à aproximação de um centro de baixas pressões, proveniente do Norte de África. Esta depressão deverá manter-se a sul do país durante a semana, ainda que os principais efeitos se notem durante o dia de terça-feira.