Insólito: uma das aranhas mais venenosas do mundo será capaz de salvar vidas!
Será Hércules capaz de salvar vidas? Longe de ser um herói ou uma criatura mitológica, é uma aranha macho, um espécime de uma aranha de "teia de funil". O seu veneno, um dos mais perigosos do mundo, poder�� ser utilizado para criar um antídoto muito aguardado!
Tratar o mal com o mal? Em todo o caso, é a solução milagrosa esperada por um parque australiano, que alberga agora a maior e mais perigosa aranha macho de 'teia de funil' do mundo. Este espécime, chamado Hércules, poderia de facto salvar vidas graças ao seu veneno! Como explicar este postulado contra-intuitivo?
Hércules, uma aranha de 7.9 centímetros!
Foi na Austrália, a norte de Sidney, que esta aranha macho, da espécie de aranhas de teia de funil (Atrax robustus), foi encontrada. As almas sensíveis que se abstenham, esta grande besta chama-se Hércules e tem 7,9 centímetros de comprimento! É o maior exemplar macho de uma aranha de teia de funil descoberto no mundo. Um exemplar que é também um dos mais perigosos!
Hércules foi inicialmente levado para um hospital local, antes de ser confiado, no dia 4 de janeiro, ao Australian Reptile Park, habituado a receber aranhas grandes deste tipo. No entanto, Emma Teni, a guardiã de aranhas do parque, disse que receber uma deste tamanho foi "como ganhar o jackpot"!
É o macho desta espécie que é mais letal do que a fêmea: o seu veneno é um dos mais perigosos do mundo, uma vez que tem como alvo o sistema nervoso. A sua picada pode provocar espasmos musculares, dificuldades respiratórias ou mesmo levar à morte! Mas graças ao trabalho dos cientistas, este veneno pode vir a salvar vidas...
Em breve um antídoto?
Como é que Hércules, depois de morder as suas vítimas, podia tratá-las e salvar-lhes a vida? Tudo reside nas propriedades do seu veneno. Aliás, no final do século XIX, já tinha sido encontrado um soro que tornava os seus ataques menos letais. Esta aranha é particularmente agressiva durante o período de reprodução, altura em que se torna perigosa para os seres humanos.
Este parque australiano, graças ao seu programa especializado, fabricará em breve um antídoto, a partir do veneno de Hércules, para poder tratar as vítimas de picadas (cerca de 30 a 40 por ano). Este programa existe desde 1981 e, desde então, não foram registadas mortes devido a uma picada de aranha de teia de funil na Austrália.
"A sua produção de veneno pode ser enorme", diz o guardião do parque, tendo em conta o tamanho de Hércules, o que significa que as perspetivas de criação de antídotos são de cortar a respiração! Tratar o mal com o mal é, pois, possível, e o público é também convidado a capturar estas aranhas, com o maior cuidado possível, e a vir deixá-las no parque.