Insólito! Milhares de salsolas invadem e paralisam uma cidade do Utah
No meio de uns dias ventosos, casas, estradas e lojas em South Jordan ficaram cobertas por uma enorme parede de ervas daninhas espinhosas.
São as estrelas dos westerns. Já todos vimos nos filmes westerns o que parece ser uma bola de palha ou feno seco a rolar numa estrada deserta, muitas vezes cortando a tensão num duelo entre dois cowboys. Mas o que está a acontecer em Jordan, que fica a sul da capital do Utah, Salt Lake City, não passou pela cabeça de nenhum argumentista de Hollywood.
Os cidadãos desta cidade tiveram de paralisar muitas das suas atividades devido a uma invasão excessiva destas plantas rolantes.
A cidade está praticamente coberta, com casas e carros enterrados sob a vegetação, e ruas e estradas bloqueadas. "Já tivemos algumas plantas rolantes, mas nada como isto", disse o residente local John Young à KSL TV. "É uma loucura absoluta".
Estas plantas rolantes formaram paredes de até 10 metros depois de percorrerem centenas de quilómetros com o vento forte. As autoridades pediram aos habitantes que assinalassem os incidentes e os danos causados pelo vento e explicaram que, em breve, divulgarão uma lista de locais para recolha e remoção das ervas daninhas.
Os trabalhadores da cidade de South Jordan apareceram com um contentor de lixo e uma retroescavadora para limpar estradas e caminhos. Enquanto os residentes saíram para as ruas armados com vassouras, pás, ancinhos e luvas de proteção para limpar as ruas dos invasores espinhosos.
O que são salsolas?
Esta bola do deserto é uma planta que tem alguns nomes em português. Um deles é erva daninha, embora também seja conhecida como planta rolante ou salsola.
Consoante a região do mundo, também tem outros nomes: barrilla, albarrilla, salicor, salicornio, rodamundos, bruja, capitana, cachanilla, rodapaja. É também conhecida como tumbleweed.
Estas estruturas fazem parte de uma grande variedade de plantas, caracterizadas pelo desprendimento do caule aéreo da raiz quando esta amadurece e seca. A sua morte é funcional, pois a planta degrada-se progressivamente e desfaz-se para que as suas sementes ou esporos possam escapar durante os golpes no solo, ou germinar rolando para um local mais húmido. Neste último caso, muitas espécies de plantas rolantes abrem-se mecanicamente, libertando as suas sementes à medida que incham quando absorvem água.
Os perigos
As salsolas são nativas da Europa e da Ásia, mas foram introduzidos em muitas outras partes do mundo, incluindo a América do Sul. Encontram-se principalmente em zonas áridas e semi-áridas, como bermas de estradas, campos de pastagem e terrenos baldios. É uma espécie perigosa, pois é altamente inflamável e, em dias de vento, contribui para a rápida propagação do fogo.
Em muitos países, como os Estados Unidos, são classificadas como espécies altamente invasivas, deslocando plantas nativas e competindo com elas por recursos como água e nutrientes. Representam também uma ameaça para o gado, uma vez que os seus espinhos podem causar lesões na boca e no trato digestivo dos animais.