Influencers vs realidade: a verdade (científica) por trás das rotinas matinais que são tão perfeitas, que são ridículas!

Alguns influenciadores aconselham começar a manhã às 3:00, com uma rotina cheia de horários a cumprir antes das 9:00, para alcançar o sucesso pessoal e profissional. Mas a realidade é bem diferente...

Ashton hall
A rotina matinal de Ashton Hall, um aspirante a jogador da NFL que se tornou influenciador. Esta rotina tem sido ridicularizada por outros influenciadores das redes sociais.

Comece o dia às 2:30 da manhã, tome o pequeno-almoço às 3:15 depois de meia hora de bicicleta estacionária, beba água com folhas, flores e frutos, depois faça uma corrida de 50 minutos e tome um duche relaxante após uma sessão de sauna de 15 minutos. Entre as 5 e as 6:30 da manhã, e depois de meditar durante 20 minutos, continue a escrever o seu livro de autoajuda.

De seguida, mergulhe o seu rosto em água gelada com pétalas de rosa e inicie uma rotina de treino com séries e repetições, terminando com um mergulho na piscina às 7:30. Às 8:00, coma proteínas juntamente com o seu segundo pequeno-almoço (sim, o anterior foi muito leve), e termine na sua secretária às 9:15, enquanto um assistente lhe traz uma banana, que come e depois esfrega a casca na cara até a sua secretária o ligar à primeira de uma série de reuniões virtuais onde explica o segredo do seu sucesso.

Uma rotina semelhante é promovida por Ashton Hall, um aspirante falhado a jogador da NFL. Depois de não ter conseguido atingir o seu objetivo, encontrou a sua tração nas redes sociais e é agora um influenciador de sucesso que se comercializa como um “self-made man”, um empresário que promete ajudá-lo a “reinventar a sua vida num ano”. Hall, de 29 anos, promove-se com os seus músculos em tronco nu, ao mesmo tempo que dá dicas de fitness e estilo de vida para o ajudar a tornar-se um vencedor como ele. As coisas não são assim tão más para ele, pois tem 12 milhões de seguidores no Instagram e afirma ganhar milhões de dólares graças aos seus conselhos.

A fogueira das vaidades

A era digital permitiu a qualquer pessoa desconhecida alcançar reconhecimento, fama e até um meio de subsistência através das redes sociais. A ilusão de alcançar um estatuto semelhante ao daquela pessoa que vemos no Facebook, Instagram, X ou TikTok faz com que queiramos imitá-la: desde as suas rotinas diárias, aos seus conselhos financeiros ou aos produtos que utiliza para parecer tão deslumbrante como aparece no ecrã.

Marketing influencers
O marketing de influência ou de influencers/influenciadores registou um crescimento sustentado, especialmente após a pandemia.

Isto desencadeou um novo fenómeno com impacto global: o marketing de influenciadores, que ganhou um impulso significativo durante a pandemia de 2020 e foi aproveitado pelas empresas para vender ou promover os seus produtos e serviços. De tal modo que, em 2024, as despesas globais com o marketing de influenciadores foram avaliadas em 20,24 mil milhões de dólares e prevê-se que atinjam 71,04 mil milhões de dólares em 2032.

Observou-se também que esta tendência se estendeu aos campos da sensibilização social e da mudança positiva, levando ao surgimento do fenómeno do “marketing de influenciadores conscientes”, no qual as marcas e os influenciadores estão a adotar uma abordagem mais ética e responsável, promovendo produtos e serviços que beneficiam os consumidores, são amigos do ambiente, consideram a diversidade e a inclusão e beneficiam a sociedade como um todo.

E tu, Mark Wahlberg?

Et tu, Brute? (em português, “Até tu, Brutus?”) é uma frase em Latim proferida por Júlio César no momento do seu assassinato, depois de ficar chocado com o facto de o seu protegido o ter traído. Mark Wahlberg, o famoso ator de Hollywood, também promoveu a sua rotina diária em 2018, revelando que as suas manhãs começavam às 2:30, mas - ao contrário de outros influenciadores - apenas se promoveu como ator. E a sua rotina é bastante credível.

Ashton Hall, por outro lado, publicou a sua rotina, que é tão complicada e invulgar que até foi ridicularizada por outros influenciadores que defendem a cultura da atividade física diária, por ser incompatível com a vida de uma pessoa comum e os resultados serem bastante duvidosos, com base em conhecimentos científicos. E se não consegue os mesmos resultados que o Hall, é porque ou não se veste como ele, ou não compra os seus produtos, ou não segue as suas rotinas.

Ciência vs. Aparência

Os vídeos e publicações de rotinas matinais chamam frequentemente a nossa atenção porque transmitem uma visão de um mundo de produtividade, positividade e cuidados pessoais. Estas rotinas são muitas vezes apresentadas com um ar de simplicidade e charme, combinando ioga, meditação, exercício, pequeno-almoço e hábitos diários saudáveis com paisagens encantadoras, música relaxante e uma estética agradável, que inspira uma sensação de aspirações realizáveis. Mas vamos analisar os pontos principais da rotina de Ashton com bases científicas:

3:52 - Ele acorda. Um estudo de 2018 com quase meio milhão de participantes no Reino Unido, conduzido pela Northwestern Medicine e pela Universidade de Surrey (Reino Unido), descobriu que os noctívagos têm um risco 10% maior de morte do que aqueles que se levantam cedo, e têm taxas mais altas de diabetes, distúrbios psicológicos e distúrbios neurológicos. No entanto, não existe uma relação clara entre acordar cedo e produtividade, uma vez que esta última não é uma questão de horário, mas sim de organização e disciplina.

3:53 - Retira a fita adesiva para dormir da sua boca. A fita adesiva para a boca é uma técnica não apoiada pela ciência que procura melhorar a qualidade do sono forçando a respiração nasal durante a noite. Alguns especialistas indicam que é perigosa. 3:55 - Enxagua a boca depois de lavar os dentes com uma garrafa de água Saratoga, que custa 8 dólares. Só para se gabar...

4:01 - 15 minutos de flexões. Estudos indicam que fazer exercício de manhã cedo regula os ritmos internos do corpo. É benéfico.

4:38 - Lê a Bíblia e escreve num diário.

5:56 - Mergulha o rosto em gelo e água engarrafada Saratoga (8 dólares). Esta prática pode ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço do rosto, mas não é recomendável fazê-la com frequência ou sem proteção, pois pode queimar a pele.

6:38 - Treino de sprint.

7:36 - Treino de natação.

8:23 - Toma um duche. Um duche matinal pode ajudá-lo a acordar, a ganhar energia e a concentrar-se para o dia. Também pode ajudar a estabelecer uma rotina, melhorar a circulação e melhorar o aspeto da sua pele.

8:43 - Come uma banana e esfrega o interior da casca no seu rosto. Como esta parte da fruta contém antioxidantes, vitaminas C e E, e enzimas como a papaína, é usada para esfoliar suavemente a pele. No entanto, trata-se de uma tendência de bem-estar sem fundamento.

9:06 - Mergulha a sua cara (outra vez) em gelo e água engarrafada de Saratoga. Já gastou 16 dólares por dia com isto.

9:17 - Pede a uma secretária que lhe forneça um pequeno-almoço fresco cozinhado antes de começar a sua rotina de trabalho.

Espelhos coloridos

Embora a realização desta rotina diária cronometrada possa parecer uma loucura, também pode ser benéfica. De facto, os antropólogos observaram que, em muitos cultos, os rituais são utilizados para reduzir o stress ou ajudar a enfrentar um grande perigo. Para além disso, a teatralidade do vídeo é evidente. E o momento de fantasia destaca-se quando Hall diz a alguém numa chamada: “Temos de continuar e chegar pelo menos aos 10.000”, sem esclarecer se quer dizer dólares, preço das ações ou seguidores.

Esse número mágico e sem sentido é, sem dúvida, o fumo que esconde as suas verdadeiras intenções: aproveitar-se, através de encenações ou mentiras, dos seus milhões de seguidores, para lhes vender a ilusão do sucesso baseado no facto de que tudo o que fizemos até agora nos conduziu ao fracasso.

O sucesso não se baseia numa rotina matinal exaustiva de quatro horas. Especialmente se tiver uma vida real, com parceiros, filhos, um trabalho com horários e sem empregados para satisfazer todas as necessidades. Entretanto, e até atingir o sucesso, vou tentar abrir os olhos quando o despertador tocar pela primeira vez.