Colapso de glaciar na Índia provoca inundação catastrófica: os vídeos
O colapso de um glaciar dos Himalaias causou uma enorme inundação em aldeias do norte da Índia. Pelo menos 150 vítimas foram contadas. Esta situação levou à evacuação de emergência das localidades mais próximas.
Pelo menos 150 pessoas são dadas como mortas no norte da Índia depois de um glaciar dos Himalaias ter colapsado na manhã deste domingo, mergulhando numa albufeira ao longo do rio Alaknanda, não muito longe do Parque Nacional de Nanda Nevi, causando a destruição da barragem de Rishiganga.
O colapso do glaciar dentro da albufeira causou uma enorme onda de inundação que varreu tudo no seu caminho.
O colapso do glaciar no interior da albufeira terá danificado gravemente a barragem de Rishiganga, levando-a ao colapso. A catástrofe ocorreu no estado de Uttarakhand, na região norte da Índia. De acordo com as primeiras informações, relatadas pelos meios de comunicação locais, há pelo menos 150 mortes em resultado da inundação catastrófica do rio Alaknanda. O curso de água é alimentado pelo glaciar que ruiu, e é bloqueado pela barragem de Rishiganga.
O colapso do glaciar na albufeira provocou uma enorme onda de inundação que ultrapassou a barragem. A onda provocou uma inundação fulgurante que esmagou em poucos segundos as cidades construídas no vale do rio, numa área caracterizada por picos e vales de montanha muito altos com declives muito íngremes. Abaixo estão os primeiros vídeos dos esforços de salvamento.
De acordo com relatos dos meios de comunicação social, o centro mais afetado é a aldeia de Rani, a cerca de 25 quilómetros de Joshimat, no estado federal de Uttarakhand.