Incêndios florestais em Maui ameaçam os ecossistemas e a vida na ilha
Os ventos fortes, a baixa humidade e as temperaturas quentes são as condições ideais para a propagação dos incêndios florestais na ilha de Maui, no Havai. À medida que se iniciam as buscas no terreno arrasado, o número de mortos aumenta.
Os incêndios em Maui estão a arder desde terça-feira, 8 de agosto. À medida que os funcionários vasculham as áreas queimadas, espera-se que o número de mortos aumente. É provável que estes incêndios tenham repercussões económicas e ambientais a longo prazo.
Não se sabe ao certo como começaram
Estão a ser discutidas muitas conspirações sobre a origem dos incêndios. No entanto, as autoridades ainda não apresentaram um relatório oficial sobre a causa. A ilha estava sob aviso de bandeira vermelha, com ventos fortes e condições de seca.
O Havai tem leis rigorosas contra fogueiras na ilha. Mesmo as fogueiras de quintal têm de ser autorizadas em muitas comunidades da ilha. Devido a estas leis, é menos provável que estes incêndios tenham sido provocados por fogos de recreio provocados pelo Homem e que tenham ficado fora de controlo.
Os funcionários discutem que, apesar do aviso de bandeira vermelha emitido pelo National Weather Service, as empresas de eletricidade não reduziram a sua produção. Este facto aumenta o perigo durante as épocas de ventos fortes, uma vez que as linhas elétricas derrubadas que libertam energia podem facilmente provocar incêndios florestais.
Condições eram as ideais para a propagação de incêndios florestais
A região tem registado temperaturas na ordem dos 30 ºC com muito pouca humidade. Isto prepara as árvores e os arbustos, fazendo com que peguem fogo muito facilmente. O furacão Dora passou a sul do Havai, provocando ventos mais fortes na ilha.
Um dos incêndios florestais mais mortíferos de que há registo
As autoridades começaram a procurar os desaparecidos entre os incêndios. Até agora, descobriram que 99 pessoas morreram nos incêndios. Ainda não foi feita uma busca na totalidade da área afetada, pelo que se espera que este número aumente. Este facto coloca os incêndios de Maui entre os 10 incêndios florestais mais mortíferos dos EUA.
Foram tomadas precauções para limitar o perigo de vida decorrente dos incêndios. De acordo com a Autoridade de Turismo do Havai, milhares de residentes e visitantes foram evacuados. Muitos habitantes locais estão a pedir aos que têm visitas planeadas à ilha que fiquem em casa.
Efeitos em curso
Os incêndios continuam a arder, mas mesmo depois de apagados, os efeitos ainda se farão sentir. Lahaina foi arrasada pelos incêndios e, provavelmente, ficará sem receitas turísticas durante algum tempo. Muitos edifícios residenciais foram destruídos, desalojando milhares de pessoas das suas casas.
Os incêndios florestais também destruíram ecossistemas inteiros. O fumo tóxico deixado no rasto dos incêndios constitui uma grave ameaça para os animais, as plantas e as pessoas. As toxinas também podem chegar ao abastecimento de água, tornando-a imprópria para consumo.