Impressionante shelf cloud captada na Tailândia precede fortes inundações
Uma magnífica, mas assustadora shelf-cloud, normalmente precursora de uma iminente tempestade, foi captada nesta segunda-feira (05) na província de Phetchabun, Tailândia. Veja as imagens da nuvem e das fortes inundações que se seguiram.
Ontem, segunda-feira 5 de setembro de 2022, uma magnífica, mas simultaneamente assustadora nuvem-prateleira (Shelf Cloud, em inglês) formou-se na província de Phetchabun, na Tailândia. Com o decorrer das horas, a nuvem começou a descarregar água de forma colossal, que foi fluindo pelo distrito de Na Ngua, província de Phetchabun.
As fortes inundações que se seguiram deixaram ruas, campos e estradas completamente alagadas, tendo estas adquirido um aspeto enlameado. Entretanto, nas últimas horas, de acordo com as informações dos meios de comunicação locais, a situação de inundação foi aliviando.
Mas afinal, o que são as nuvens-prateleira ou shelf-cloud? São um tipo de nuvem Arcus, cujo típico aspeto é o de uma longa, baixa e densa camada horizontal, que se situa imediatamente debaixo de uma nuvem-mãe. Por norma, as shelf-cloud precedem uma tempestade. A sua formação acontece quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Ao longo deste processo, o ar aquecido condensa rapidamente, dando origem ao famoso aspeto da nuvem.
O movimento acelerado das shelf-cloud, algo que acontece com alguma frequência, produz ventos muito fortes – potencialmente causadores de danos – e que acontecem antes da tempestade propriamente dita se originar. Tanto quanto se sabe, shelf-clouds não produzem tornados.