Impressionante nuvem de areia sobrevoa a Europa Ocidental
Uma grande nuvem de areia tem estado a sobrevoar Espanha e Portugal nas últimas horas, tornando o céu alaranjado e escurecendo-o. A França também será afetada, com uma evidente degradação da qualidade do ar ao mesmo tempo.
Quando as poeira do Saara invadem o céu europeu... As últimas horas foram marcadas pelo estabelecimento de um fluxo de sul entre o Magrebe, a Península Ibérica e a França, com cada vez mais suavidade no processo. Mas também, sob o efeito de uma pequena depressão, uma gota fria posicionada no sul de Portugal, uma verdadeira nuvem de areia subiu do Sara em direção ao oeste da Europa. Este mecanismo bem conhecido, que ocorre de tempos a tempos, tem várias consequências.
#Calima en Aguilas, Murcia pic.twitter.com/B4bEpDMvL1
— Jose Gomez Ros (@JoseGomezRos1) March 14, 2022
O primeiro efeito desta intrusão de poeiras saarianas diz respeito à cor do céu. Desde segunda-feira, assumiu uma cor laranja, ocre ou mesmo sépia nas regiões do sul e leste de Espanha, e mais tarde em Portugal. O céu escureceu consideravelmente, tornando a visibilidade mais limitada. Uma mudança de cor também foi observada mais localmente em França, nos países do Benelux e na Suíça, mas de uma forma muito mais atenuada. Sobre estes países, é a partir desta terça-feira que o céu pode tornar-se laranja, possivelmente tornando o nascer e o pôr-do-sol muito estéticos.
Ambiance bien sableuse cet après-midi dans le sud de l'#Espagne, ici à Almeria. Ce #sable, d'origine saharienne, concernera la France, dès demain mardi.
— Julien Sugier (@JulienSugier) March 14, 2022
Spectrum FM Costa Almeria pic.twitter.com/S0vlZZ4bD7
Outra consequência desta nuvem de areia é a deterioração da qualidade do ar. As concentrações em partículas finas aumentarão assim claramente nas próximas horas, em particular no sudoeste porque as poeiras de areia entram na medição das partículas PM10. Na quarta-feira, todas as regiões estarão preocupadas com limiares de alerta excedidos na Aquitânia, perto dos Pirenéus e na região de Rhône-Alpes. Nestas condições, não é aconselhável a prática de qualquer actividade física intensa ao ar livre.
Le #sable du #Sahara a gagné le nord du Maghreb avec une véritable tempête observée à #Oujda dans le nord-est du #Maroc. Des poussières sableuses gagnent l'#Espagne et progresseront jusqu'au nord de la France d'ici demain. (vidéo Nancy Ha Rhia) pic.twitter.com/Okd1xas3jr
— Guillaume Séchet (@Meteovilles) March 14, 2022
Este também não é o momento de lavar o seu carro ou o seu terraço, porque quando caem pequenas chuvas durante estas situações, podem ocorrer depósitos de areia. E isto é o que pode acontecer quando uma perturbação chuvosa passar pelo norte de França, pelo Languedoc e Roussillon na terça-feira. O mesmo acontecerá entre quarta-feira e quinta-feira, desta vez na metade ocidental do país.
Comme un air de #Sahara en #France hier... Sous l'impulsion d'une dépression positionnée sur l'Espagne, un important nuage de #sable en provenance du #Sahara a donné une teinte ocre au ciel du sud et de l'est hier, au résultat parfois impressionnant ! pic.twitter.com/2nxYyTuNJP
— Guillaume Woznica (@GWoznica) February 7, 2021
A chegada desta poeira à Europa é a consequência da tempestade de areia que afetou Marrocos nos últimos dias. Este fenómeno meteorológico, que é bastante comum neste país com um clima desértico, pode ter repercussões mesmo no Velho Continente quando existe um fluxo de sudeste presente, como é o caso atualmente. A última invasão de areia em França data de 6 de fevereiro de 2021, quando afetou particularmente a metade sul do país.