Impressionante: milhões de besouros aparecem numa praia de Inglaterra
O litoral do Reino Unido é conhecido pelo registo de factos estranhos. O último ocorreu na segunda-feira (13), quando vários habitantes no litoral do condado de Yorkshire, Inglaterra, se depararam com o aparecimento incomum de besouros em massa nas praias da região.

Nos últimos dias, os habitantes das praias do condado de Yorkshire no norte da Inglaterra foram surpreendidos por um acontecimento pouco comum. Milhares de besouros cobriram a areia de várias praias de Yorkshire, com destaque para a orla de Cayton Bay que foi em grande parte invadida pelos insetos.
Uma residente da região deparou-se com os besouros enquanto realizava uma caminhada na praia na segunda-feira (13). “Eu estava a fazer o meu exercício, e ao caminhar pela praia pude ver o que pareciam pequenas vagens de sementes”, disse ela.
“Era incomum para aquela praia – eu nunca tinha visto algo assim antes, mas quando olhei mais de perto, eram como besouros e tinham asas. Publiquei quando cheguei a casa e vi que outras pessoas viram coisas semelhantes naquela baía e litoral. Parece ser a costa leste. Fiquei mais surpreendida ao perceber que eram criaturas vivas”, acrescentou a residente.
They look like chrysomelids, even though this story suggests they're chafer beetles.. #coleoptera https://t.co/hyovNPH7Ld
— Dr Manu Saunders (@ManuSaunders) April 16, 2020
No meio do mistério do aparecimento dos besouros, houve muita especulação de que os insetos fossem o besouro que se alimenta da “Calluna vulgaris”, uma espécie de arbusto perene e de baixo crescimento que habita a região. No entanto, um comunicado da equipe de resgate da Guarda Costeira de Scarborough e Burniston não confirmou os boatos.
O comunicado sugere que os insetos poderão ser besouros da Europa continental, ou seja, vieram de mais longe para a região de Inglaterra. “A equipe de combate à poluição da guarda costeira foi notificada para que o caso seja investigado”, terminou o comunicado.
O Reino Unido é conhecido por factos intrigantes no seu litoral
Este é só mais um dos casos misteriosos que rondam as praias do Reino Unido. Recentemente, um esqueleto gigante e nada comum apareceu numa praia da Escócia, após a passagem da tempestade Ciara em fevereiro deste ano. Em outubro de 2016, tornou-se viral nas redes sociais a foto daquilo que seriam “os restos mortais de uma sereia” no litoral da Inglaterra.
Mystery surrounds the gigantic 'skeleton' washed up on beach https://t.co/k7NlwxKwyz
— WhatSellsBest.com (@WhatSellsBest) February 12, 2020
Migração de insetos em massa é um fenómeno complexo e que pode ter inúmeras causas, incluindo fatores climáticos. Cabe agora uma investigação dos biólogos para desvendar o mistério que explica o aparecimento em massa dos besouros em Inglaterra.